A Prefeitura de Patos de Minas, através da Secretaria Municipal de Cultura, premiou, no último sábado (05), os três finalistas do Festival de Música Sertaneja. O evento realizado no Teatro Leão de Formosa contou com a participação de várias duplas regionais. Ao todo, foram 131 canções inscritas. A grande final contou com 12 canções; apenas três duplas foram classificadas e premiadas.

A dupla Douglas e Ricardo, de Araxá, faturou o prêmio de R$3.000,00 com a música “Tela da Natureza”. Em segundo lugar, ficou a dupla Ismael Viola e Markus Vinícius, dupla de Paracatu, com a música “Sistema Bruto”e, em terceiro, Wisley e Johny, também de Araxá, com a música “Lá no Meu Sertão”.

Os 12 finalistas do Festival terão suas canções gravadas em um CD e ainda se apresentarão em um palco da Fenamilho 2013. Uma comissão presidida pelo Diretor do Conservatório, Alino Dias Gonçalves (Soninho), reuniu-se entre os dias 18 e 26 de abril, quando foi realizada uma pré-seleção interna dos 20 classificados.

Na última sexta-feira, doze foram selecionadas para a final e, no sábado, houve a grande final, com o anúncio dos três melhores participantes. Quatro jurados que participaram da final avaliaram os quesitos: criatividade melódica e rítmica, fusão de elementos da música raiz, harmonia, afinação, conjunto vocal, vocação poética, tipos de temas (romântico, informativo, educativo, crítico).

Dos 20 participantes selecionados, onze eram de Patos de Minas. A expectativa de vitória por parte dos patenses era grande, mas foram os músicos das cidades vizinhas que levaram a melhor. Eles conquistaram os jurados e ficaram com os prêmios. A melhor dupla patense foi Leo Marcos e Fabrício, ficando na 4ª posição com a música “Colada em mim”.

No total, foram quatro jurados e cinco quesitos para elegerem os três finalistas. A Prefeitura de Patos de Minas e a Secretaria Municipal de Cultura consideraram o Festival de Música Sertaneja um sucesso e agradeceu a participação das duplas, artistas e o público que prestigiou o evento realizado no final de semana, no Teatro Leão de Formosa.

Classificação final

1º lugar: Douglas e Ricardo (Araxá) com a música "Tela da Natureza".

2º lugar: Ismael Viola e Markus Vinicius (Paracatu) com a música "Sistema bruto"

3º lugar: Wisley e Johny (Araxá) com a música "Lá no meu sertao"

4º lugar: Leo Marcos e Fabrício (Patos de Minas) com a música "Colada em mim"

5º lugar: Marcos Prata e Kauan (Patrocínio) com a música "A Lua"

6º lugar: Fausto Costa e Fabiano (Presidente Olegário) com a música "De Goiania a Patos de Minas"

7º lugar: Nilson e Denilson (Patos de Minas) com a música "É só chegar"

8º lugar: Wilson e Marcos (Joao Pinheiro) com a música "A rapadura dura de roer"

9º lugar: Larissa Brenda (Patrocínio) com a música "Tá difícil"

10º lugar: Marco Antonio e Diego (Patos de Minas) com a música "Decida"

11º lugar: Kaue e Vinhal (Patos de Minas) com a música "Pra gente marcar"

12º lugar: Murillo Cortes Oliveira (Uberlândia) com a música "Frajola"

Autor: Farley Rocha

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Patos de Minas