Em reunião ordinária nessa quinta-feira (22), o Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais manteve o veto do governador Romeu Zema ao Projeto de Lei que impedia a instalação de Organizações Sociais em órgãos de saúde, educação e segurança pública. O deputado estadual, Doutor Hely, autor de uma das emendas, tentou sensibilizar os deputados, mas acabou sendo voto vencido.

Os deputados presentes ao plenário também mantiveram o veto 25/21 que incidiu sobre dispositivos da Lei de Diretrizes Orçamentárias. Os dois vetos foram relatados pelo deputado Hely Tarqüínio (PV), designado em Plenário, e haviam recebido parecer pela rejeição. Os debates foram longos no plenário da casa.

O deputado estadual, Hely Tarquínio, destacou que os setores de saúde, educação e segurança público não podem ser matéria de mercado, que só visa lucro. Os deputados também ressaltaram os problemas causados pela implantação de Organizações Sociais – Oss - na administração de hospitais públicos.

O debate em torno da instalações de OSs em órgãos públicos se intensificou depois que o Governo do Estado publicou edital para terceirizar a administração do Hospital Regional Antônio Dias em Patos de Minas. Houve protesto de servidores e os deputados elaboraram leis para tentar barrar esta iniciativa. O Projeto aprovado foi vetado pelo governador Romeu Zema e com o veto mantido pelos deputados, o Governo de Minas poderá dar continuidade ao processo de implantação de OSs nas unidades de saúde.