Victor Miranda, também conhecido como Doutor Diabetes.

O entrevistado da semana do Jornal da Manhã Patos foi o médico patense Victor Miranda, conhecido como Doutor Diabetes. Ele falou sobre saúde e comportamento humano e o que o motivou a seguir pela medicina do esporte e do exercício. Ele é formado em Medicina pelo Centro Universitário de Patos de Minas e atualmente reside e trabalha em São Paulo.

Conhecido como Doutor Diabetes, Victor Miranda conversou com os jornalistas Edilson e Cinthia Guimarães nos estúdios da Jovem Pan Patos e disse que esse apelido veio dos amigos pois quase todos os seus trabalhos eram falando sobre diabetes e se ele fosse convidado para uma palestra o tema era sempre esse. Victor Miranda disse que o que o motivou a seguir esse caminho foram seus avós. Segundo o médico, eles sofriam com doenças crônicas e tomavam medicações.

“Eu via no comportamento deles do dia a dia que a gente podia fazer algo a mais para melhorar a saúde deles e foi aí que eu busquei aprender mais sobre o exercício e a nutrição”. O Doutor Victor ainda disse que percebeu resultado bastante positivo com as mudanças de hábitos que propôs aos seus avós e esses resultados não dependiam tanto de medicamentos como antes.

Ao ser questionado pelos jornalistas a respeito de várias pessoas falarem que não se cuidam por falta de tempo, o médico disse que isso já está afetando e muito a população. Segundo ele, o padrão de vida que as pessoas levam nos dias atuais está implicando em seres humanos com mais doenças. “Antigamente as pessoas morriam por causa de alguma doença infecciosa e não por causa de complicações de doenças crônicas como diabetes, obesidade e pressão alta e hoje nós podemos ver isso no sistema atual de saúde pública”.

Ainda de acordo com o médico, exercícios diários e alimentação saudável são as chaves mestres para acabar com o avanço de doenças crônicas. “É importante prestar atenção no que estar comendo. A partir do momento que você começa a entender os benefícios dos carboidratos e das proteínas você começa a se relacionar melhor com os alimentos. Hoje as pessoas comem muito mais carboidrato do que precisam e muito menos proteína do que deveriam.

O médico ainda explicou que se essa ordem for invertida os resultados serão extremamente positivos. O Doutor Victor Miranda se formou no Unipam no ano de 2015 e fez residência médica em medicina do exercício e do esporte. Além disso, Victor é pós graduado no hospital israelita Albert Ainsten e atualmente é diretor da sociedade paulista de medicina desportiva em São Paulo.