Uma ação para a distribuição de ovos de páscoa terminou em confronto neste domingo (17) em Presidente Olegário. Os organizadores realizaram uma carreata pelo bairro Andorinhas e alguns participantes aproveitaram para promover algazarra, com manobras perigosas e muito barulho. Durante a abordagem policial houve resistência e algumas pessoas ficaram feridas. Um policial militar também foi ferido.

A Polícia Militar foi acionada para conter a perturbação e que ocorria na Praça Newton Galvão. Simultaneamente, o Conselho Tutelar também solicitou auxílio dos policiais, relatando que havia muitas crianças correndo riscos em meio a esta algazarra e que eles necessitavam de apoio para intervenção no local.

No local, os policiais se depararam com uma aglomeração de pessoas, veículos e motocicletas na rua Valdivino Tolentino, estando um veículo fechando parcialmente a via de um lado, no final da carreata, e outro no início, aparentando que havia sido fechada a via para demonstração de manobras. Segundo a Polícia Militar, havia alguns motociclistas empinando roda, vários sem capacete, outros com capacete somente no topo da cabeça, alguns acelerando bruscamente (cortando giro), vários veículos estacionados com som ligado em alto volume com pessoas pulando nas carrocerias e sentados nas janelas do lado externo do carro.

Quando perceberam a aproximação da guarnição policial, todos procuraram se adequar as normas de trânsito, vários motociclistas evadiram, outros estacionaram, não sendo possível, num primeiro momento, identificação exata de todos. Contudo um veículo VW/Saveiro, com a carroceria toda preenchida com som automotivo, saiu em direção à viatura da Polícia Militar com o som ligado em altíssimo volume e ainda transportando uma pessoa na tampa da carroceria traseira.


Diante das infrações ora citadas, a Polícia Militar realizou a abordagem desse veículo para aplicação das medidas de trânsito. Nesse momento, vários frequentadores da carreata começaram a se exaltar e a questionar a atuação policial. Mesmo assim, a guarnição deu prosseguimento a abordagem autuando o veículo citado, inclusive sendo feito o recolhimento da CNH do condutor e a liberação do veículo para outro condutor devidamente habilitado.

Pouco depois, um motociclista chegou cortando-giro, com capacete no topo da cabeça e com a motocicleta sem ambos os retrovisores. Os policiais foram fazer a abordagem e os ânimos se exaltaram. Enquanto era aguardada a chegada do guincho, os policiais foram vaiados e xingados. Três outros autores também se postaram de forma resistente contra a ação policial, desacatando e impedido que a moto fosse removida.

Com a chegada do guincho, os ânimos se exaltaram ainda mais. Ao se sentir ameaçado, um dos policiais lançou uma granada de gás lacrimogênio contra as pessoas que o cercavam. No primeiro momento, ela não detonou. Em seguida, o militar lançou a mesma granada, sendo algumas pessoas atingidas por fragmentos do citado instrumento, o que ocasionaram algumas lesões leves em pessoas que participavam da ação.

Durante a confusão, um policial militar foi atingido por uma pedra na testa e acima da pirâmide nasal, sofrendo um corte contuso. Nesse instante, outro militar, agora de posse de uma espingarda cal. 12 municiada com cartuchos de elastômero, desferiu um tiro, a uma distância aproximada de 20m, direcionada aos membros inferiores do agressor, mas ele fugiu do local e não foi possível precisar se foi ferido. O militar ferido foi atendido pelo médico de plantão.

Durante a confusão, uma motocicleta da Polícia Militar foi danificada. Nesse momento, um homem pegou a motocicleta que estava apreendida e saiu do local. Os policiais descobriram a casa onde ela havia sido guardada e fez a apreensão do veículo. Durante a abordagem na residência houve mais conflito e resistência dos moradores e, além do condutor, um adolescente, irmão dele, também foi conduzido.

Também foi dada voz de prisão à organizadora do evento que resultou em uma desordem social com motos empinando rodas, condutores sem capacete, colocando em risco os participantes e a população que assistia o evento, além de incitar a população e as criancinhas a reagir e atacar os policiais. A motocicleta foi retirada da garagem pela equipe policial, e removida na viatura até o quartel.

Segundo a Polícia Militar, ao todo, quatro pessoas foram conduzidas. Eles chegaram a retirar as algemas que os prendiam a barra fixa, passando, em seguida, a debochar das respectivas prisões. Mas com a chegada do advogado, os ânimos se acalmaram. Como não há plantão na Delegacia local, os acusados foram levados para a sede do pelotão da Polícia Militar onde permaneceram pelo tempo de registro da ocorrência.