
O Programa Municipal PRONASCENTES finalizou o cadastramento e o diagnóstico hidroambiental das nascentes da microbacia do córrego Bom Sucesso. Este é o manancial que abastece o distrito. O estudo apontou que a grande maioria das nascentes está com problemas e precisa de melhorias, como cercamento e recuperação de matas ciliares.
Foram diagnosticadas e mapeadas 74 nascentes de um total de 20 proprietários. Destas, foi verificado que 71 nascentes necessitam de cercamento devido ao pisoteio de gado. Considerando a escassez hídrica local e os principais fatores de degradação ambiental da microbacia, o estudo apontou ainda a necessidade de recuperação da mata ciliar do córrego, além de medidas de conservação de solo, tais como terraceamento, construção de bolsões e recuperação das estradas.
De acordo com a bióloga coordenadora do Pronascentes, Eni Amaral, o trabalho técnico de campo e de sensibilização inicial dos produtores rurais ocorreu de março à julho deste ano. Ela ressaltou a cooperação técnica do IEF, UNIPAM e CIMA, além do apoio de membros da comunidade local e das instituições que fazem parte do Colmeia Patos para a conclusão do estudo.
O diagnóstico ambiental da microbacia e as diretrizes para a recuperação foram submetidos ao Colmeia Patos, sendo aprovada a submissão do projeto ao Programa Pro-mananciais da Copasa para liberação de recursos financeiros que vão viabilizar em breve a execução das ações ambientais na região do Distrito. Foi marcada também uma reunião para o próximo dia 25/07, às 18h, com a comunidade local e produtores rurais envolvidos visando apresentar o diagnóstico realizado e obter a adesão dos mesmos ao projeto.
O distrito de Bonsucesso enfrenta problemas de escassez hídrica e a recuperação das nascentes é fundamental para evitar que os moradores fiquem sem água.
ATENÇÃO
02/11/2020 08:12E A NASCENTE QUE DESPEJA UMA GRANDE QUANTIDADE DE AGUA QUE PODERIA SER UTILIZADA NO CORGO MONJOLO, JA FOI MOSTRADO AQUI MAIS NINGUEM PREUCUPOU EM RESOLVER, FICA LOCALIZADA NA CURVINHA ASSIM QUE SAI DO MART MINAS
Lavanderias Patos de Minas
02/11/2020 08:12Tem fazenda aí na região que, se investigar, vão ver que foi comprada para lavar dinheiro de corrupção Brasil afora.
MARCELO OK
02/11/2020 08:12MUITO FRACO VOCE SR MARAMARAMARAVILHA..
Maravilhoso
02/11/2020 08:12O bolzo já autorizou acabar com tudo. Meio ambiente pra ele nem existe. ????????
S.O.S. Córrego do Barreiro
02/11/2020 08:12PRONASCENTES, favor incluir a bacia do Córrego do Barreiro para salvá-la antes que os proprietários das chácaras próximo à Rações Patenses destruam o que resta. Esses donos de chácaras colocam fogo nos seus lotes e quando perdem o controle simplesmente entram em seus carros e vão para a cidade deixando os vizinhos em apuros para apagar o fogo. As matas ciliares e as reservas das fazendas vizinhas ao chacreamento estão sendo invadidas e destruídas, ou pelo desmatamento ou pelo fogo provocado irresponsavelmente pelos donos das chácaras. Eles soltam cachorros nas reserva e entram para pescar e caçar degradando as margens do córrego. Adoram soltar foguetes e som alto a noite toda. Haja saco para conviver com tanto descaso com o meio ambiente...!!!
vitim
02/11/2020 08:12e assim segue os analfabetos amadores de lula ladrão filho da ulta.
João
02/11/2020 08:12Culpa bozo