Este é o manancial que abastece o distrito.

O Programa Municipal PRONASCENTES finalizou o cadastramento e o diagnóstico hidroambiental das nascentes da microbacia do córrego Bom Sucesso. Este é o manancial que abastece o distrito. O estudo apontou que a grande maioria das nascentes está com problemas e precisa de melhorias, como cercamento e recuperação de matas ciliares.

Foram diagnosticadas e mapeadas 74 nascentes de um total de 20 proprietários. Destas, foi verificado que 71 nascentes necessitam de cercamento devido ao pisoteio de gado. Considerando a escassez hídrica local e  os principais fatores de degradação ambiental da microbacia, o estudo apontou ainda a necessidade de recuperação da mata ciliar do córrego, além de medidas de conservação de solo, tais como terraceamento, construção de bolsões e recuperação das estradas.

De acordo com a bióloga coordenadora do Pronascentes, Eni Amaral, o trabalho técnico de campo e de sensibilização inicial dos produtores rurais ocorreu de março à julho deste ano. Ela ressaltou a cooperação técnica do IEF, UNIPAM e CIMA, além do apoio de membros da comunidade local e das instituições que fazem parte do Colmeia Patos para a conclusão do estudo.

O diagnóstico ambiental da microbacia e as diretrizes para a recuperação foram submetidos ao Colmeia Patos, sendo aprovada a submissão do projeto ao Programa Pro-mananciais da Copasa para liberação de recursos financeiros que vão viabilizar em breve a execução das ações ambientais na região do Distrito. Foi marcada também uma reunião para o próximo dia 25/07, às 18h, com a comunidade local e produtores rurais envolvidos visando apresentar o diagnóstico realizado e obter a adesão dos mesmos ao projeto.

O distrito de Bonsucesso enfrenta problemas de escassez hídrica e a recuperação das nascentes é fundamental para evitar que os moradores fiquem sem água.