Todo dia é dia de fazer uma boa ação, mas o dia 14 de junho é um dos mais significativos para quem quer ser solidário e ajudar ao próximo. A data marca a comemoração do Dia Mundial do Doador de Sangue e por isso é um motivo a mais para estimular a participação nesse gesto que pode salvar muitas vidas. Em Patos de Minas o responsável pela captação do sangue é o Hemocentro e nossa reportagem esteve no local registrando a manhã de doação.

De acordo com a responsável pela captação de doadores, Dagma Martinélia, o Hemocentro está bastante movimentado nesta terça-feira (14). Teve gente que montou caravana e veio de outras cidades para fazer a doação. De acordo com Dagma, o hemocentro continua precisando de bastante doação, principalmente dos tipos O+ e O-.

Dagma reforça que doar sangue é um gesto de solidariedade e de amor com o próximo, pois uma única bolsa de sangue pode salvar a vida de até quatro pessoas. Quem foi doar sangue hoje, além de fazer o bem ainda ganhou uma camisa de brinde em comemoração ao Dia Mundial do Doador de Sangue.

O Dia Mundial do Doador de Sangue é comemorado desde 2005, por iniciativa da Organização Mundial da Saúde (OMS). A escolha da data marca o nascimento do médico austríaco Karl Landsteiner, que deu início à classificação da tipagem sanguínea pelo sistema ABO e descobriu o fator Rh.