O Dia Mundial de Combate à Aids está sendo celebrado em Patos de Minas com ações de saúde na Praça do Mercado Municipal. A Secretaria Municipal de Saúde, através do Serviço de Atendimento Especializado – SAE e o Centro de Testagem e Aconselhamento – CTA – levou seus especialistas para o local para testar e conscientizar a população.

Durante todo o dia estão sendo realizados testes gratuitos de HIV, Sífilis e as Hepatites B e C. Nas primeiras horas da manhã, uma fila se formou no local. Os testes são realizados pelos profissionais de saúde do SAE/CTA e de forma gratuita. O resultado sai em poucos minutos e é apresentado de forma sigilosa para a pessoa.

O médico infectologista Felipe Julião participa da ação e destaca a importância das pessoas saberem se estão ou não contaminadas. Ele explicou que os tratamentos evoluíram muito e que é possível conviver com o vírus HIV sem desenvolver a doença e sem transmiti-lo para outras pessoas.

A psicóloga Fernanda Honório de Oliveira também destacou a importância das pessoas conhecerem sua condição de saúde. “Hoje a gente sabe que a detecção precoce salva vidas. Essas infecções têm tratamento e existe muita vida a partir desse tratamento. Então a gente está aqui justamente para conscientizar de que a pessoa precisa saber sobre sua própria sorologia”, informou.

As pessoas interessadas devem se dirigir até a Praça do Mercado Municipal no centro de Patos de Minas. A testagem será feita até as 16h desta quinta-feira (01).