Consciência Negra é um termo que ganhou notoriedade na década de 1970, no Brasil, em razão da luta de movimentos sociais que atuavam pela igualdade racial, como o Movimento Negro Unido. O termo é, ao mesmo tempo, uma referência e uma homenagem à cultura ancestral do povo de origem africana, que foi trazido à força e duramente escravizado por séculos no Brasil. Em Patos de Minas, a data é comemorada com espetáculos de cultura, música, teatro, dança e muita representatividade.

As manifestações culturais tomaram conta de várias partes do Centro da cidade e chamaram a atenção da população. Alunos de escolas estaduais e municipais realizaram uma caminhada em prol da igualdade racial. A caminhada passou pela Rua Major Gote e pela Avenida Getúlio Vargas. Na praça do Coreto e no Teatro Municipal, foram realizadas exposições de biografias e arte. Na praça da Antiga Rodoviária a batalha de rima tomou conta e agitou os presentes.

Teve também contação de histórias e roda de leitura na Biblioteca João XXlll. Nesta terça-feira (21), tem mais exposições no hall do teatro municipal e na praça do Coreto. Além disso, acontece a eleição e coroação da Miss e Mister Beleza Negra Patos de Minas a partir das 19h.