A Prefeitura Municipal de Patos de Minas anunciou, na tarde desta quarta-feira (26), que irá organizar um dia D de vacinação contra a Covid-19 em distritos da capital do milho. O dia D é uma iniciativa da Secretaria de Saúde por meio da diretoria de atenção básica do município. Nesta próxima sexta-feira (28), os atendimentos serão em Major Porto, Santana de Patos e Bom Sucesso. No sábado (29), é a vez de Pindaíbas e Pilar. A ação, que ocorre nas respectivas unidades de saúde de cada localidade, tem como objetivo agilizar a vacinação dos públicos prioritários residentes na área rural.

Moradores de qualquer comunidade rural do município podem comparecer ao ponto de vacinação de um dos cinco distritos listados para receber o imunizante. Sendo do grupo de comorbidades, é necessário ter em mãos o laudo médico original atestando qual condição de risco possui, e esse documento deve ter sido emitido há no máximo seis meses. Para todos os públicos, é obrigatório apresentar documento oficial com foto e CPF. Quem possuir cartão de vacina, também deve levá-lo.

Os idosos que se deslocarem à unidade para receber a segunda dose devem levar, além dos documentos pessoais, o cartão de vacina atestando a primeira dose. Moradores das áreas urbana e rural com atraso na segunda dose de CoronaVac devem procurar o antigo Projeto Saci em dia de vacinação para deixar o nome em lista específica. Isso porque cada frasco do imunizante possui dez doses e, somente quando houver essa quantidade de pessoas para vacinar, será aberto um recipiente. A medida é necessária para que vacinas não sejam perdidas.

Confira o quadro que mostra como será a vacinação nos distritos na nossa galeria de fotos.

Configura o cronograma da vacinação

Fonte: Ascom da Prefeitura Municipal de Patos de Minas