Um morador registrou imagens que mostram vários peixes mortos nas águas do Rio Paranaíba na tarde desta segunda-feira (27). De acordo com ele, a causa seria a baixa oxigenação da água, as chuvas fortes e principalmente o despejo de esgoto por parte da Copasa. Elton Lopes gravou vídeo que mostram os peixes já sem vida boiando nas aguas.

Segundo ele, a morte dos peixes se agrava neste período chuvoso uma vez que com a baixa do rio, as algas acabam tirando o oxigênio das águas e faz com que os peixes fiquem mais vulneráveis. Além disso, o descarte de lixo, a forte chuva e o esgoto que é despejado pela Copasa todos os dias são cruciais na morte dos peixes.

Segundo Elton, os peixes mortos podem ser vistos com frequência entre o jardim paulistano e a Ponte do Bigode. Elton explicou também que a chuva causa uma inversão térmica na água contribuindo para a morte dos peixes. “Tem também os problemas de defensivos agrícolas que são jogados no rio por empresas e fazendas próximas às margens” disse ele.

Recentemente um mutirão de limpeza foi realizado no Rio Paranaíba e contou com a participação de várias pessoas da sociedade e de empresas, inclusive do Prefeito Luís Eduardo Falcão. O prefeito flagrou o despejo escancarado de esgoto no rio e prometeu outra multa à Copasa.