Devotos dos Santos Reis tem buscado alternativas em Patos de Minas para manter a tradição mesmo diante das restrições impostas pela pandemia da Covid-19.  No bairro Santa Terezinha, os festeiros promoveram uma espécie de drive thru para fazer a distribuição de comida para os convidados.

Maria Rosa e Cristiano são devotos dos Santos Reis e não é de agora. Há mais de 30 anos, eles recebem os foliões em casa para celebrar a visita de Belchior, Baltazar e Gaspar ao menino Jesus. A celebração é sempre regada a muita cantoria, orações e mesa muito farta.

A pandemia impediu a realização da folia, mas a família encontrou um jeito de continuar promovendo a festa para os Santos Reis. A dona Maria Rosa confeccionou a própria bandeira. Voluntários doaram alimentos e prepararam refeição suficiente para dezenas de pessoas.

Não teve cantoria, mas Santos Reis foram lembrados em oração.  A comida foi distribuída em marmitas para evitar aglomeração.  Assim, a dona Maria Rosa e o senhor Cristiano conseguiram manter a tradição e a fé nos Santos Reis sem desrespeitar as normas de prevenção à Covid-19.

A devoção aos Santos Reis é grande em Patos de Minas. A cidade tem mais de 60 ternos de Folias, garantindo a tradição secular que é passada de geração para geração.