Junho é mês de festa, de pipoca, canjica e quentão, é mês de celebrar Santo Antônio, São Pedro e São João. É tradição na Igreja Católica que os devotos em Patos de Minas não deixam passar em branco. No bairro Sebastião Amorim, a Paróquia de São João Batista celebra a data com muita animação e religiosidade.

Na noite dessa quinta-feira (23), véspera do dia de São João, que é celebrado hoje, dia 24 de junho, houve o tradicional batismo na fogueira. Dezenas de pessoas participaram do ritual. Antigamente, padrinho e afilhado pulavam a fogueira para concretizar o batismo. Hoje, eles acendem velas e dão algumas voltas ao redor do fogo, confirmando o compromisso.

O Batismo de Fogueira cria laços de carinho e amor entre pessoas que muitas vezes não têm nenhum parentesco. Ao contrário do batismo feito na igreja, quando os pais decidem os padrinhos para os filhos, no batismo de fogueira, a própria pessoa escolhe quem ela quer para ser seu padrinho. O ritual é levado à sério pelos católicos e proporciona laços afetivos e religiosos para a vida toda. A Igreja lembra que esta é uma tradição popular e, embora reconhecida, não substitui o sacramento do batismo.


A Festa em Louvor a São João tem prosseguimento esta semana, com shows artísticos e movimentação de barraquinha. Além de reforçar a fé no santo que era considerado o mais próximo de Jesus Cristo, pois além de ser seu parente, foi também a pessoa que o batizou nas águas do Rio Jordão, também ajuda a arrecadar fundos para a igreja.

Nesta sexta-feira (24), a partir das 18h30 acontece o Ato em Louvor a São João Batista e procissão e às 19h tem celebração da Santa Missa Solene na Igreja Matriz de São João Batista na avenida Afonso Queiroz, no bairro Sebastião Amorim. Hoje também haverá batismo de fogueira. A festa vai até domingo.