Seguindo o Plano Nacional de Imunização, os detentos recolhidos nos Presídios e Penitenciárias de todo o país estão incluídos entre os públicos prioritários para receber vacinas contra a Covid-19. Em Minas Gerais, a imunização desse público alvo já começou e, segundo nota enviada ao Patos Hoje pela assessoria de comunicação do Governo Mineiro, mais de 6.800 detentos já foram vacinados. Em Patos de Minas, a vacinação já está marcada.

“As unidades prisionais de Minas Gerais, em conformidade com a orientação do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 (PNO), o qual traz a população privada de liberdade como grupo prioritário para vacinação, têm articulado junto às prefeituras municipais a vacinação dos custodiados. A logística é realizada com apoio e orientação da Diretoria de Saúde e Psicossocial, do Departamento Penitenciário de Minas Gerais (Depen-MG), em parceria com as Secretarias Municipais de Saúde do território de cada unidade prisional, a fim de viabilizar a vacinação deste público”, diz a nota.

Segundo o Governo de Minas Gerais, até o momento já foram vacinados em todo o sistema prisional mineiro 6.822 detentos. Esse número representa em torno de 10% da população carcerária do Estado, que mesmo tendo uma grande redução neste ano de 2021, ainda está acima de 60 mil custodiados.

Vacinação em Patos de Minas

Na unidade prisional de Patos de Minas, a vacinação de custodiados foi marcada para a próxima segunda-feira (05). O Presídio conta hoje com mais de 250 detentos. Eles receberão a primeira dose. Os policiais penais que atuam na unidade prisional já foram imunizados contra a Covid-19.