Aposentados e outros beneficiários do INSS devem ficar alerta. O pagamento veio com descontos não autorizados. Um aposentado disse que foi obrigado a reclamar na central de atendimento para cancelarem o desconto. O Procon Municipal já havia aberto diversos procedimentos contra essa prática.

No final de janeiro, o órgão já havia instaurado 22 procedimentos administrativos contra uma associação civil sem fins lucrativos formada por aposentados e pensionistas do INSS. A medida foi necessária diante de numerosas queixas de consumidores em razão de descontos nos benefícios previdenciários sem devida autorização contratual.

Segundo o Procon, após notificação, a associação não apresentou evidências de contratações que justificassem os descontos nos benefícios. Dessa forma, o Procon instaurou processo administrativo para apurar a conduta da mencionada instituição em relação aos consumidores patenses afetados. Devido à possibilidade de prejuízo à coletividade, o Ministério Público Federal foi oficialmente comunicado, uma vez que o ente pagador é o INSS.

Nessa segunda-feira (18), um aposentado disse para o Patos Hoje que percebeu descontos indevidos em seu benefício realizados por uma associação que atua na defesa dos direitos dos aposentados e pensionistas. Ele disse que ligou na entidade e só após “brigar” disseram que foi cancelado. “Eram R$72,00, um absurdo”, afirmou. Ele fez um alerta aos beneficiários do INSS que devem reclamar caso notem algum desconto indevido.