Golpe do falso amor, golpe do sugar daddy, esses são apenas alguns dos exemplos de golpes aplicados a partir de falsos relacionamentos amorosos iniciados pela internet. Em participação no programa Contraponto do Patos Hoje, o delegado Luís Mauro Sampaio falou sobre o aumento desse tipo de crime, a resistências das vítimas em procurarem a polícia e a importância de denunciar.

O golpe do falso amor tem feito muitas vítimas em todo o país. Geralmente, o estelionatário se apresenta como um estrangeiro bem sucedido em busca de um relacionamento amoroso. Depois de conquistar a vítima, ele diz que vai encaminhar presentes, geralmente joias e dólares. Só que, para recebe o presente, a vítima precisa pagar para retirar a encomenda na alfandega, e é aí que se completa o golpe. Não há encomenda alguma e a vítima acaba perdendo o dinheiro.

Já o golpe do sugar daddy tem como alvo homens de meia idade, geralmente bem sucedidos e até casados. Eles recebem contato de uma linda jovem e depois de trocar intimidades com a garota são surpreendidos por contatos de pessoas que dizem representantes legais da menina. Eles alegam que a jovem é menor de idade e que a pessoa cometeu um crime. A partir daí, os estelionatários iniciam uma série de chantagens para que o caso não seja levado à polícia. Já houve casos em que a pessoa depositou grandes quantias para os criminosos.

Embora o número de denúncias desses casos tenha aumentado, segundo o delegado Luís Mauro Sampaio, existe uma cifra negra bastante alta, uma vez que as vítimas, geralmente envergonhadas e com receio de exposição, acabam não denunciando os criminosos. O Delegado explica que é importante denunciar, para que os estelionatários sejam encontrados e responsabilizados pelos crimes que cometeram.

Além dos golpes aplicados com base em falsos relacionamentos amorosos, o delegado Luís Mauro Sampaio, também chamou a atenção para o aumento dos golpes praticados pela internet em geral, como a falsa chave pix, a clonagem de aplicativos de mensagens e, principalmente, o cartão de crédito. Ele chamou a atenção para que as pessoas fiquem atentas e evitem clicar em qualquer link que recebe pela internet.