A bela decoração chamou a atenção.

O Festival de Pratos Típicos mais uma vez foi um sucesso. A 36ª Edição, ocorrida na noite dessa quarta-feira (17), teve dezenas de pratos todos feitos com milho e uma bela decoração. O evento que é uma tradição dentro da programação da Fenamilho atraiu centenas de pessoas que puderam degustar os vários e criativos pratos todos feitos com milho, produto símbolo de Patos de Minas.

Diferente do ano passado, esta edição voltou a acontecer no Paiolão. Uma decoração com muitas flores artesanais e plantas deixaram o espaço deslumbrante. Uma passarela foi montada no centro do salão que ficou rodeado pelos vários pratos típicos. O púbico prestigiou em peso o evento que é um dos mais tradicionais da Fenamilho.

O Festival de Pratos Típicos com Milho é idealizado pela Emater e realizado em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais e com a Prefeitura para valorizar a cultura patense do cultivo do milho e para incentivar o consumo deste cereal, que está presente no dia-a-dia das pessoas por ter um alto valor nutricional.

E o festival foi mesmo digno do nome. Houve diversos pratos feitos com milho. Os convidados levaram balas de milho, bombons de milho, bolos de milho, broas de milho, mousses de milho, pães de milho, doces de milho, pudim de milho e até os mais tradicionais caldos, espigas de milho cozidas, pamonhas, mingau de milho e muito mais.

As vencedoras do Festival fizeram verdadeiras obras de arte. Hilda Pereira, ganhadora pela sétima vez seguida do evento, levou um Bem Casado muito bonito e delicioso. Lindaura Piau, que está no seu 5° troféu, preparou um Bem Bolado de Milho. E Adia Brito fez um Suflê de Milho que era de dar água na boca.

As três vencedoras destacaram o festival e ressaltaram o quanto é bom participar. Após a premiação, as Marias Artesãs também foram homenageadas. Elas completaram 15 anos de trabalho e diversas exposições. Elas ganharam um bolo no palco do evento e foram felicitadas pelo público que cantou um caloroso parabéns.

Rainha e princesas do milho de 2016 e as três candidatas ao título de Rainha Nacional do Milho 2017 se apresentaram aos presentes. Os convidados da 36ª edição do Festival de Pratos Típicos puderam apreciar as deliciosas receitas apresentadas pelos participantes ao som de canções que marcaram gerações.

Autor: Farley Rocha