A chuva que caiu durante toda a manhã desta quinta-feira (11) não foi empecilho para a realização do Projeto de Peixamento em Patos de Minas. Os ambientalistas se protegeram com sombrinhas e guarda-chuvas e fizeram um cordão humano para chegarem até às margens dos córregos Bauzinho e do Arroz.

Esta foi a 2ª edição do Projeto de Peixamento na Microbacia do Córrego Bauzinho no distrito de Pindaíbas e a 6ª edição na microbacia do córrego do Arroz no distrito do Chumbo (Areado). Os dois córregos são afluentes do Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco. Cerca de 10 mil peixes foram soltos nos dois córregos.

O peixamento foi realizado pelo Coletivo Local de Meio Ambiente de Patos de Minas (Colmeia Patos) e da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf) e contou com o apoio da Prefeitura de Patos de Minas, do Conselho Integrado do Meio Ambiente (Cima), da Associação Renasce Pindaíbas (Arpindas), da Escola Municipal Augusto Porto, da Escola Estadual Arlindo Porto e da ONG SOS Rio Areado.

Os peixes soltos nos dois córregos são da espécie Curimatã-pacu. Os idealizadores considerem a ação ambiental de peixamento de suma importância para a promoção da educação ambiental, o fomento à segurança alimentar, além do repovoamento da ictiofauna com espécies nativas nas águas de afluentes do rio São Francisco.