Prefeitos e secretários municipais de saúde dos municípios da região se reuniram na manhã desta segunda-feira (28) em busca de alternativas para resolver o problema da saúde, agravado pelo fechamento do Hospital São Lucas. O encontro foi na cidade de Lagoa Formosa e teve também a participação da direção do Consórcio Intermunicipal de Saúde.

O prefeito Luís Eduardo Falcão informou aos prefeitos que, inicialmente, vai contratar leitos em hospitais particulares para suprir o fechamento do Hospital São Lucas. Ele explicou, no entanto, que a solução definitiva será a criação de um hospital de média complexidade em Patos de Minas para atender os municípios da região.

“No momento em que o São Lucas deixar de prestar o serviço, até que a gente tenha uma solução definitiva, hospitais particulares de Patos vão fazer o serviço com a tabela Cisalp (Consórcio Intermunicipal de Saúde)”, disse o prefeito Luís Eduardo Falcão. Com relação aos leitos disponíveis no São Lucas, o prefeito informou que eles pertencem ao município e deverão ser levados para outro hospital que atenda a população.

“Nós temos certeza absoluta que vamos avançar e resolver o problema, e passada essa fase mais difícil, nós vamos ter uma saúde pública em Patos com as UBSs, com a UPA ampliada e reformada, com um hospital de medida complexidade, no caso deve ser a Santa Casa e o Hospital Regional ficando com a sua atribuição que é a alta complexidade”, concluiu Falcão.

Segundo o presidente da Amapar, César Caetano, o Hospital de Média Complexidade deve funcionar na avenida Marabá, provavelmente onde hoje está o Hospital de Campanha que seria ampliado. “Não vai ser no prédio do São Lucas por questões jurídicas”, afirmou.