A Comissão Parlamentar de Inquérito instalada na Câmara Municipal de Patos de Minas para investigar a atuação da Copasa em Patos de Minas concluiu os trabalhos e apresenta nesta manhã o relatório final. Durante cerca de seis meses, os parlamentares colheram depoimentos, analisaram denúncias e documentos e concluíram que a Companhia de Saneamento não cumpriu o contrato que foi assinado com o município.
A CPI identificou que a Copasa trata pouco mais de 60% do esgoto coletado e não 90% do esgoto produzido na cidade como anuncia a Companhia. Os vereadores afirmam ainda que pelo menos 15 bairros de Patos de Minas não têm seu esgoto tratado e os moradores continuam sendo cobrados pelo serviço.
Segundo o relator da CPI da Copasa, vereador José Eustáquio, em 12 anos de contrato, a Copasa já arrecadou junto à população patense R$ 500 milhões. A CPI deve encaminhar o parecer final para o prefeito Luís Eduardo Falcão, para o Ministério Público Estadual, para o Ministério Público Federal e para a Arsae, que é a Agência Reguladora do serviço.
Dlt
08/12/2021 21:06Até comecei Assistir ao vídeo, mas depois de tantos "bom dia", a senhora presidente da CPI ainda disse: "a gente depositou".
Gina
08/12/2021 16:09Não precisa de CPI para falar de cancelar contrato. Isso nós sabemos. Essa é a solução? Como cancelar o contrato? Qual outra empresa que vcs sugerem para a licitação? Ficaram seis meses pra chegar a está conclusão? Coitados.
Giovane
08/12/2021 15:00A copasa tem que devolver o dinheiro pra população por ela nunca ter tratado um litro de esgoto em Patos de Minas...ela só bombeava parte do esgoto e fingia tratar.
Patminas
08/12/2021 10:17Pior camara de vereadores da historia de Patos de Minas, salvo uns poucos. E a camara da CPI, nao sabem fazer outra coisa. E cobra comendo cobra. Vamos ver se vao ser HONESTOS consigo mesmos ao ponto de cassarem o outro vereador como o anterior. Ve o rabo dos outros e nao enxerga o proprio rabo. Mas uma perda de tempo de outra CPI. Deveria ser no maximo 09 vereadores, para nao dar empate. O povo ta cansado de sustentar tanta inutilidade com os cofres publicos. Poderia ser ate 17 vereadores, desde que, ganhando 01 salario minimo. Ai queriq ver se alguem teria interesse de realmente teabalhar para o povo.