Os vereadores que compõem a Comissão Parlamentar de Inquérito – CPI – que investiga o contrato assinado entre a Prefeitura de Patos de Minas e a Copasa receberam nesta quarta-feira (28) o ex-prefeito Elmiro Nascimento. Em 2014, ele foi nomeado vice-presidente da Companhia e permaneceu no cargo por alguns meses. A oitiva não agradou os vereadores, que afirmaram que ele poderia ter contribuído mais com os trabalhos.

Elmiro foi questionado sobre o início do contrato com a Copasa e sobre as tratativas com a companhia enquanto era Deputado Estadual. Em um primeiro momento, o depoente disse que não se lembra de ter participado das negociações do contrato com a Copasa no ano de 2008, no final do mandato do ex-prefeito Antônio do Valle. Segundo ele, a prefeitura não tinha condições de assumir o serviço na época.

De acordo com o relator da CPI, o vereador José Eustáquio (PODE), Elmiro afirmou que a Copasa prestava um bom serviço no período de sua efetivação como vice-presidente da companhia, em 2014. Porém, ele deixou claro em mais de um momento que o cargo que ocupava na empresa não lhe trazia nenhuma atribuição de poder.

Ainda de acordo com Elmiro, falta ação política por parte do prefeito para que o município rompa o contrato com a Copasa. “O prefeito tem uma certa afinidade com o Governador, é só ele ir lá e conversar com ele, é só isso”, disse.

De acordo com a Presidente da CPI, a vereadora Professora Beth, a oitiva não correspondeu às expectativas dos vereadores. Segundo ela, os depoentes estão contribuindo pouco com a CPI, mas que a Comissão está empenhada e vai continuar na busca por mais esclarecimentos.

“Os depoimentos estão abaixo das nossas expectativas, mas nós vamos pegando uma fala aqui, outra ali e aos poucos vamos montando todo o quebra-cabeças” disse ela. Agora, a Comissão recebe nesta quinta-feira (29) o ex-prefeito de Patos de Minas, José Eustáquio. Professora Beth (DEM) considera o depoimento como um dos mais esperados e importantes, já que as últimas tratativas com a Copasa foram realizadas durante seu mandato.