A Prefeitura de Patos de Minas está lançando o “Corujão da Saúde” como alternativa para desafogar os atendimentos na UPA. A Unidade de Pronto Atendimento voltou a ficar lotada nesse final de semana, segundo relatos de pacientes que gravaram vídeos no local. As Unidades de Saúde da Família vão receber pacientes até às 22h.

Duas Unidades de Saúde, a do bairro Padre Eustáquio e a do bairro Nova Floresta, fazem parte do Programa Corujão da Saúde e ficarão abertas até mais tarde. Pacientes com casos leves de doenças poderão procurar essas duas USFs de 17h às 22h. Durante o dia, as pessoas devem procurar a USF de sua referência.

No Corujão da Saúde, a USFs dos bairros Padre Eustáquio e Nova Floresta contarão com equipes completas, sendo dois médicos, enfermeiro e técnico em enfermagem para atender os pacientes. Se for necessário, as equipes poderão coletar material para a realização de exame de sangue. Também será feita a medicação. Além disso, o médico poderá pedir exames complementares.

Segundo a Prefeitura, mesmo com a abertura das USFs do Padre Eustáquio e Nova Floresta em horário extra, de 17h às 22h, a UPA não deixará de atender casos leves. A intenção, segundo a Secretaria de Saúde é reduzir a grande procura nos horários de maior movimento. “Vale lembrar que a prioridade da UPA são os casos de urgência e emergência”.

Farmácia no bairro

A Prefeitura também divulgou o calendário do Programa Farmácia no Bairro ao longo desta semana. A retirada dos medicamentos pode ser feita de 8h às 12h30 nos seguintes dias e locais:

-Segunda-feira (11) – USF Lagoa Grande

-Terça-feira (12) – USF Alto Limoeiro

-Quarta-feira (13) – USF Cristo Redentor

-Quinta-feira (14) – USF Alto da Colina

-Sexta-feira (15) – USF Ipanema