O desembargador-corregedor do Tribunal Regional do Trabalho, Fernando Rios Neto, esteve em Patos de Minas nesta quarta-feira (06) para fiscalizar o andamento do trabalho na cidade. A interdição do prédio surpreendeu o corregedor que prometeu o atendimento presencial o mais rápido possível. Um novo imóvel pode ser alugado. Uma comissão da Ordem dos Advogados do Brasil esteve presente e apresentou algumas alternativas.

Em entrevista, o desembargador explicou que, para o funcionamento da justiça do trabalho, o problema com a pandemia já foi superado e todas as varas do estado já atendem de forma presencial. No entanto, em Patos de Minas, o atendimento eletrônico continua devido ao problema de deslizamento no terreno, o que gerou rachaduras no prédio. “Fomos surpreendidos com a interdição. Mas isso será transitório”, afirmou.


Fernando Rios relatou que já conversou com a juíza do trabalho em Patos de Minas e que, se o problema no prédio for mais difícil de ser solucionado, outra sede será providenciada. “Vai voltar ao presencial o mais rápido possível. A expectativa é acelerar os procedimentos, mas não houve muita perda com o sistema on line”, concluiu.

A advogada, Fabiana Gonçalves, presidente da comissão de direito do trabalho da 45ª Subseção da OAB e Delegada da Associação Mineira dos Advogados trabalhistas, também esteve presente durante o trabalho de correição anual. Ela informou que o prédio está interditado há cerca de 2 anos devido a danos estruturais e, por isso, junto com a comissão, apresentou ao desembargador os problemas que afligem os profissionais.


Ela ressaltou que a população tem sido prejudicada, por isso levou alternativas para resolver o problema de forma definitiva e assim garantir mais segurança jurídica para as pessoas. Ela explicou que os advogados tiveram que adaptar os atendimentos, mas os jurisdicionados têm dificuldade na aquisição de aparelhos e até mesmo de acesso à internet. Diante disso, ela destacou a importância de um ambiente saudável, mais propício para que sejam retomadas as atividades presenciais.

Situado na entrada da Prefeitura Municipal de Patos de Minas, o prédio da Justiça do Trabalho sofre com rachaduras e voltou a ser interditado no início do ano após as chuvas intensas deste ano. Um grande deslizamento de terra nos fundos do imóvel já causou afundamento da calçada e parte da rua, a derrubada do muro e também rachaduras nas paredes.