O município de João Pinheiro passa a contar a partir de agora com uma unidade do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais. A inauguração aconteceu nessa quinta-feira (30), colocando a corporação à disposição dos moradores para salvar vidas. Com esta nova unidade, o Corpo de Bombeiros quer reduzir o tempo de resposta no atendimento às ocorrências naquela região que tem papel importante no Noroeste de Minas.

João Pinheiro é o maior município em dimensões territoriais do estado. Com cerca de 50 mil habitantes e situado às margens da BR-040, importante via que liga Belo Horizonte à Brasília e Rio de Janeiro, a cidade possui importante atividade econômica relacionada ao agronegócio e à indústria alimentícia. Por esse motivo, o município de João Pinheiro passou a contar com unidade própria do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG).

Com a nova fração em João Pinheiro, ocorre a redução do tempo resposta no atendimento às ocorrências, além do aprimoramento do sistema econômico local e da resiliência do município, por meio do incremento da segurança das pessoas e também das edificações de uso coletivo quanto à prevenção contra incêndio e pânico.

A unidade será responsável pelas atividades de coordenação e execução de ações de defesa civil, prevenção e combate a incêndio, atendimentos pré-hospitalares, busca e salvamento e estabelecimento de normas relativas à segurança das pessoas e de seus bens contra incêndio ou qualquer tipo de catástrofe. A região diretamente beneficiada compreende as cidades de João Pinheiro, Brasilândia de Minas e Lagoa Grande, somando uma população de 74.621 habitantes e uma área territorial de 14.473.092 km².

A corporação chega para suprir a necessidade e anseio dos Pinheirenses, Brasilandenses e Lagoa Grandenses. A instalação é uma ação do governo do estado em parceria com a prefeitura municipal de João Pinheiro com apoio da população, dentre eles destacamos o senhor João Moreira Mota, in memoriam, que contribuiu de forma significativa para a estruturação operacional da unidade.

Estrutura

O Pelotão de Bombeiros estará subordinado diretamente ao 12º Batalhão de Bombeiros Militar (12º BBM), sediado em Patos de Minas e contará com efetivo de aproximadamente 30 bombeiros militares e 3 viaturas operacionais, além de materiais e equipamentos operacionais para os mais diversos atendimentos de ocorrências típicas de bombeiro.

Benefícios

O Pelotão de João Pinheiro funcionará 24 horas ininterruptas, durante todos os dias da semana, e atenderá não só ao município sede, mas também aos municípios próximos a cidade que receberá as instalações do CBMMG. A atividade de Proteção e Defesa Civil, através da Gestão do Risco de Desastres também será prioridade da corporação na cidade.

Comunidade

Uma das premissas da Corporação é aproximar das comunidades locais e envolvê-las nas ações de prevenção, mitigação e preparação contra sinistros, objetivando tornar a região cada vez mais resiliente.

Expansão em movimento

Orientado pela 4ª edição do Plano de Comando da Corporação, o CBMMG cresce em todo o estado de Minas Gerais, expandindo o seu atendimento para mais municípios no Noroeste de Minas.ipal.