“O Futuro passa por aqui”, esse é o título da exposição montada pela Companhia de Saneamento de Minas Gerais – Copasa – para conscientizar a população sobre a importância do esgotamento sanitário. A mostra foi aberta no dia 24 de fevereiro e vai passar por seis cidades do interior, incluindo Patos de Minas e São Gotardo no Alto Paranaíba.

Os visitantes da exposição terão a oportunidade de conhecer a situação do saneamento no Brasil e no mundo, retratada em uma instalação artística que reúne 60 vasos sanitários, que serão expostos em espaços públicos. Foram selecionados para receberem a mostra, os municípios que já têm ou estão prestes a iniciar os serviços de tratamento de esgoto.

A exposição de vasos sanitários busca despertar a consciência crítica do cidadão sobre a importância do sistema de esgotamento sanitário para a saúde pública e preservação ambiental. Entre os temas abordados, constam informações sobre esgotamento sanitário e os benefícios de sua implantação, incidência de doenças causadas por condições inadequadas de saneamento, além dos cuidados que devem ser adotados para evitar danos às redes de esgoto.

“O vaso sanitário é o início do processo de esgotamento sanitário. Ao utilizá-lo, as pessoas não se dão conta da imensidão de ações destinadas ao tratamento do que ali é depositado”, ressalta o superintendente de serviços e tratamento de efluentes da Copasa, Eugênio Silva. O superintendente lembra, ainda, que é preciso usar o vaso sanitário de forma adequada.

Em Patos de Minas, a exposição de vasos sanitários será realizada no dia 12 de março na Praça do Fórum, na avenida Getúlio Vargas. A mostra será aberta ao público.

Em São Gotardo, a exposição vai acontecer no dia 10 de março na Praça São Domingos, no centro da cidade.

Autor: Maurício Rocha