Em nota encaminhada à imprensa na noite dessa segunda-feira (15), a gerência da Copasa prometeu solucionar o problema do abastecimento de água em Patos de Minas no decorrer da manhã desta terça-feira (16). Moradores de alguns bairros da cidade reclamam que estão de torneiras vazias desde domingo (14).

O rompimento de uma adutora na rua Major Gote na madrugada de domingo foi a primeira causa do desabastecimento. Para fazer os reparos na rede, a Copasa teve que interromper o fornecimento de água para 34 bairros de Patos de Minas, principalmente aqueles localizados na parte mais alta da cidade.

O fornecimento foi normalizado ainda na noite de domingo, mas a água não chegou para alguns bairros. As reclamações continuaram e, na noite dessa segunda-feira (15), a Companhia informou que os bairros Residencial Sorriso, Nossa Senhora de Fátima, Residencial Barreiro e Alvorada ainda continuavam sem água e que o abastecimento será normalizado no decorrer da manhã de hoje.

Renegociação de Contrato

Os serviços prestados pela Copasa em Patos de Minas estão sob análise da população, no momento em que a Administração Municipal renegocia o contrato de prestação dos serviços de água e esgoto com a companhia. Uma consulta pública está aberta no site da Prefeitura para que os consumidores emitam sua opinião.

A Copasa ofereceu um adiantamento de R$ 40 milhões para o município e a redução de 15% no valor da tarifa. A Administração havia pedido R$ 80 milhões e 30% de redução nas tarifas. A proposta está com a Prefeitura que deverá dar uma resposta se aceita esta renegociação ou se dá andamento à licitação para a contratação de uma nova empresa para prestar os serviços de água e esgoto na cidade.