A Polícia Militar levou para a delegacia nessa segunda-feira (22) em Patos de Minas um técnico em contabilidade por falsa comunicação de crime. O homem de 53 anos teria inventado um assalto com arma de fogo, mobilizando diversas equipes policiais, após pagar uma dívida do sobrinho com cartão de crédito da esposa. Os policiais verificaram imagens de câmeras de segurança e ele acabou entrando em contradição diversas vezes.

De acordo com informações da Polícia Militar, ele compareceu à Base Comunitária Móvel por volta das 16h30 dessa segunda alegando que, entre 14h00 e 15h00 do sábado (20) teria sido vítima de um roubo uma vez que retornava para casa e parou o veículo Toyota/Corolla atrás da empresa Sagra para atender a uma chamada telefônica, momento em que se aproximou um veículo marca Nissan, modelo Sentra, cor preta, vidros cobertos por películas escuras, sem maiores dados, cujo condutor, parou o veículo ao lado dele e do interior do veículo sacou de uma arma de fogo e apontando para sua face, inclusive chegando a encostar a arma em seu rosto, teria anunciado o roubo e lhe exigiu a carteira de bolso.

O acusado então entregou apenas o cartão de crédito pertencente à esposa, pois somente o portava no momento. O contabilista chegou a oferecer que o suposto assaltante levasse o veículo e o celular, contudo, este lhe exigiu a senha do referido cartão de crédito e evadiu do local em seguida, tomando rumo ignorado. Após o ocorrido, ainda no dia dos fatos, teria ligado para o banco a fim de solicitar o bloqueio do cartão de crédito. Ele disse que ficou assustado, por isso não acionou imediatamente a PM pelos meios que dispunha, e se dirigiu até a unidade da Polícia Militar nessa segunda para registrar o fato.

Em diligências no local apontado pelo acusado, os policiais constataram que o local era divergente à possível rota para a residência dele, bem como não havia ocorrido aos fundos da empresa Sagra, mas em local ermo, diverso ao informado por ele. Foram realizadas diligências em um estabelecimento comercial próximo, onde se constatou através de imagens gravadas pelas câmeras de segurança que por volta das 15h43 do sábado (20) ele estacionou o Corolla na avenida Vereador Doutor Joseph Borges de Queiroz s/n, em local ermo, e, por volta das 15h55, aproximou-se dele um veículo com características semelhantes, para por alguns instantes próximo ao veículo dele, e sai do local em seguida.

Ainda durante diligências, em conversa com o Tenente Luiz Paulo, na presença dos demais militares, o contabilista desmentiu sua versão anterior, contradizendo por diversas vezes a versão informada inicialmente. Disse que não havia ocorrido roubo, mas que de fato havia pago uma dívida de um sobrinho passando o cartão de sua esposa, que estava em sua posse, em uma máquina de cartão apresentada pelo indivíduo que ocupava o Nissan/Sentra de cor preta. Ele ainda disse que somente queria registrar a ocorrência de roubo do referido cartão de crédito com o objetivo de acionar o banco para tentar ressarcir o valor pago.

Os policiais também constataram que a chamada para o banco só ocorreu no domingo (21) e não no mesmo dia como havia dito. No entanto, para terminar, durante registro do TCO, o contabilista acabou apresentando nova versão, contradizendo os fatos narrados e alegou que o indivíduo não portava arma de fogo, mas somente o teria ameaçado e exigiu-lhe que pagasse a dívida de seu sobrinho, razão pela qual passou o cartão de crédito da esposa na máquina de cartão para saldar a suposta dívida.

Mas não teve jeito. Ele acabou conduzido até a delegacia para assinar o Termo Circunstanciado de Ocorrência e assim responder pelo crime em liberdade. Os policiais ressaltaram que foi mobilizado grande efetivo da Polícia Militar a fim de elucidar o fato em questão, o que prejudicou a prestação de serviços à comunidade.