Nos últimos dias, consumidores de Patos de Minas tiveram um tremendo susto ao verificarem a conta d’água. Os preços se multiplicaram e eles cobram providências. Nesta terça-feira (26), mais uma consumidora procurou o Patos Hoje para informar sobre o preço exorbitante. A fatura veio no valor de quase R$1100,00.

Caroline de Paula, filha da proprietária do imóvel, situado na Rua Agenor Maciel, Centro de Patos de Minas, informou que no mês de setembro a conta veio no valor de R$286,98, que ela considera mais normal. No entanto, neste mês de outubro, a situação já começou a ficar estranha, com a fatura saltando para R$543,49.

O pior é que a alta não parou por aí. A fatura do próximo mês, com vencimento no dia 28 de novembro, veio no valor de 1.094,16. O valor é mais de duas vezes superior ao valor da conta anterior, e quase 4 vezes maior do que o considerado correto pela moradora. Ela salientou que não há qualquer razão para que o valor viesse com esse aumento.

Segundo Caroline, a casa não tem piscina, não tem ar-condicionado e qualquer outra situação que pudesse gerar esse aumento. “Eu pedi para o pedreiro verificar se há algum vazamento, mas nada foi identificado, nenhum sinal de água. Eu entrei em contato com a Copasa e foi me informado que um técnico deve vir até o imóvel”, disse.

A moradora contou que a rotina da residência é a mesma dos últimos meses, inclusive encaminhou o histórico das últimas 12 faturas para ser feita a comparação. “Nós iremos nos mudar daqui, por isso não há qualquer motivo para gente fazer alguma alteração no imóvel para causar esse aumento”, explicou.

Caroline e pelo menos outros 3 moradores que entraram em contato com o Patos Hoje querem providências da Copasa para que seja reduzido o valor. O Procon Municipal também já se manifestou e disse que vai acompanhar a situação. Os consumidores que se sentirem lesados podem buscar o órgão, situado na Avenida Getúlio Vargas, no Antigo Fórum.

O Patos Hoje voltou a entrar em contato com a Companhia que enviou o seguinte posicionamento:

"A Copasa informa que, para verificação de valores, entre outras solicitações, os clientes devem entrar em contato com a Companhia por meio dos canais de relacionamento, que são gratuitos e funcionam 24 horas por dia. Site: www.copasa.com.br; aplicativo Copasa Digital; Central de Atendimento “115”. Há ainda o WhatsApp da Copasa (31) 9 9770-7000, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.

Após a análise do consumo e dos valores, a Companhia fará contato e dará retorno direto para o cliente da solução ou alternativas para mitigar a situação. A empresa esclarece que as análises das faturas são feitas, individualmente, uma vez que cada cliente tem seus hábitos de consumo e número de moradores no imóvel. Por isso, se faz necessária a manifestação individual e as tratativas também individualizadas."