Imagem ilustração.

Realizada no Brasil desde 2010, a Black Friday atrai cada vez mais empresas e consumidores e a previsão é de que gere negócios da ordem de R$ 2 bilhões este ano. Com promessas de descontos de até 90%, é inegável que a Black Friday traz vantagens para os consumidores, mas é preciso estar atento para não transformar a promessa de descontos em prejuízo.

Os especialistas recomendam alguns cuidados básicos para quem pretende fazer compras na Black Friday. O primeiro deles é comparar preços praticados antes e durante a promoção, assim como entre diversas empresas. O ideal é fazer uma lista do que pretende comprar e começar a pesquisar preços desde agora.

Outra dica é evitar produtos em estado de qualidade indefinido ou de origem duvidosa. “É importante também checar credibilidade de quem vende, prazos e condições de entrega”, explica o professor de direito Bruno Boris. Ele lembra que mesmo diante de tantas promoções o Código de Defesa do Consumidor deve ser respeitado.

“A Black Friday deve ser encarada pelo consumidor como um momento adequado de pesquisar preços e adquirir produtos que considerem necessários para o seu dia a dia. Evidente que existem boas oportunidades de compras na black friday, mas os cuidados no ato de consumir devem ser os mesmos adotados em compras cotidianas realizadas pelo consumidor, especialmente em situações como a de períodos promocionais, pois há grande movimentação do mercado incentivando o consumo”, explica o jurista.

Quando a compra é feita pela internet, os cuidados devem ser ainda maiores. O consumidor também deve ficar alerta com fornecedores desconhecidos. Quando a oferta está além do que parece razoável, muitas vezes são golpes aplicados contra o consumidor. É preciso ficar atento também à clonagem de sites de lojas famosas. Cuidado quando existe a exigência pelo pagamento em boleto.

Cuidados que o consumidor deve adotar

- Antes de clicar no carrinho e fazer a aquisição de um eletroeletrônico ou um artigo com alto valor agregado pesquise a opinião de pessoas que já compraram este item.

- Opte sempre em fazer o pagamento via cartão de crédito. Essa modalidade de pagamento permite estorno junto ao banco, enquanto as demais formas de quitação não tem reversão. A maioria das fraudes acontece quando o internauta prefere o boleto.

- Faça uma planilha do quanto você tem em caixa e quanto vai receber em Dezembro, incluindo o 13º. Não adianta parcelar o produto adquirido e não ter como pagar.

- Cheque todas as informações sobre o serviço ou produto ofertado: preço, frete, prazo de recebimento, forma de pagamento.

- Mesmo que o portal seja confiável, as formas de pagamento transparente e a opinião de todos os consumidores positivas: salve ou imprima a transação da sua compra. O documento serve de resguardo para qualquer eventual problema que você venha a ter.

Autor: Maurício Rocha