Ao presidir, no final da tarde desta quinta-feira (26), a solenidade de posse dos 38 membros titulares e suplentes do Conselho Estadual de Cooperativismo, o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Raphael Guimarães Andrade, afirmou que ao criar uma legislação específica para o cooperativismo, o Governo de Minas, além de “organizar e formular políticas públicas para o setor, quer estimular o empreendedorismo”. Lembrou que o segmento é importante e estratégico, destacando que vê no cooperativismo “uma grande oportunidade de ampliação dos níveis de riqueza para o conjunto da sociedade e de combate à informalidade, organizando as forças de produção e trabalho”.

Em Minas são 844 cooperativas atuando em diversos setores da economia como consumo, agropecuário, produção, habitação e saúde, até atividades relacionadas à infra-estrutura, educação, transporte, lazer e trabalho, entre outros. O número de associados se aproxima de um milhão, enquanto os negócios representam 6,5% do PIB Estadual.

O Conselho Estadual de Cooperativismo, criado pelo Decreto n° 44.762, de 27 de março de 2008, será presidido pela subsecretária de Indústria, Comércio e Serviços, Marilena Chaves. Ela explicou que trata-se de um órgão normativo, consultivo e deliberativo, subordinado à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, que será responsável, em parceria com representantes de diversas entidades públicas e privadas, pela formulação das políticas a serem adotadas para o desenvolvimento do setor cooperativista.

Durante a solenidade foi aprovado o regimento interno do Conselho, que conta com a participação do presidente do Sistema Organização das Cooperativas do Estado de Minas Gerais (Ocemg) e do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo de Minas Gerais (Sescoop/MG), Ronaldo Scucato. Também têm representantes no Conselho Estadual de Cooperativismo as Secretarias de Estado de Desenvolvimento Social; de Planejamento e Gestão; Educação; Fazenda; Ciência, Tecnologia e Ensino Superior; Agricultura, Pecuária e Abastecimento; Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha, Mucuri, São Mateus e do Norte de Minas; e da Assembléia Legislativa de Minas Gerais.