Ternos de Folias de Reis e devotos dos três reis santos estão reunidos neste sábado em Patos de Minas. Eles participam do 41° Congresso que é realizado anualmente pela Associação das Folias de Reis. O encontro acontece na sede do Projeto Integrar no bairro Céu Azul.

Patos de Minas tem 63 Ternos de Folias de Reis registrados. Essa tradição tem papel importante na cultura regional. "Folia de Reis é sinônimo de cultura, de memória, de história. É sinônimo de identidade cultural de Patos de Minas. Nós temos aqui um dos maiores contingentes de Folias de Reis do Brasil", ressalta Geenes Alves - diretor de Memória e Patrimônio.

O Monsenhor Magno é um incentivador das Folias de Reis na região. Antes de presidir a celebração prevista na programação do Congresso, ele ressaltou os valores religiosos presentes nesta tradição. "Além disso, nós percebemos também a capacidade que as folias têm de integração das famílias", completou o religioso.

Os Congressos de Folias de Reis são realizados anualmente para promover a integração entre os foliões e receber as demandas de cada terno. Maria Aparecida, que é a presidente da Associação, disse que a entidade está presente em Patos de Minas para servir.