As avaliações dos trabalhos artísticos do Concurso Cultural Virtual “Patos Coração e Chão” por parte da comissão julgadora foram iniciadas no fim de semana, quando os seis membros que compõem o grupo puderam acessar a plataforma digital inserida no portal da prefeitura. O espaço virtual, criado pela Diretoria Municipal de Comunicação, disponibiliza ao público todos as produções inscritas no concurso, distribuídas nas respectivas categorias.

Com fichas de votação em mãos, cada jurado faz a sua análise de casa, avaliando, cuidadosamente e virtualmente, os trabalhos artísticos. Os membros que compõem a comissão de seleção são integrantes dos conselhos municipais de Política Cultural e de Patrimônio Histórico e Cultural. Eles foram anunciados na Portaria nº 4.398, assinada pelo prefeito José Eustáquio Rodrigues Alves no dia 21 de maio.

Segundo o edital do concurso, “durante o processo de análise dos trabalhos, a comissão de seleção poderá fazer convite à pessoa com experiência e conhecimento na área respectiva, para auxiliar na avaliação”.
Jurados – Pertencentes somente ao Conselho Municipal de Política Cultural estão os seguintes jurados:

Stênio de Sousa Caixeta, diretor do Conservatório Municipal Galdina Corrêa da Costa Rodrigues; Consuelo Nepomuceno, coordenadora do Núcleo de Arte e Cultura do Unipam e diretora do Grupo Tupam; Vivaldo Machado Maia Cardoso, artesão e presidente da Associação de Fiandeiras e Artesãos de Patos de Minas (Afiap); Tertuliano Albuquerque – Bill, artista plástico e presidente da União dos Artistas Plásticos de Patos de Minas (Unart).

Já o jurado Danilo Andrade Guerra é membro de ambos os conselhos, além de ser arquiteto, urbanista e servidor público municipal. O sexto jurado é Eduardo Cardoso de Araújo, também arquiteto e urbanista, membro unicamente do Conselho Municipal de Patrimônio Histórico e Cultural. Foram 172 trabalhos distribuídos em 12 categorias: Arte Digital, Artes Plásticas, Artesanato, Capoeira, Dança, Encenação Poética, Folia de Reis, Fotografia, Grafite, Música, Poesia e Viola. Veja!

Fonte: Ascom Prefeitura Municipal de Patos de Minas