
A Orquestra de Viola São Gonçalo recebeu na noite dessa última terça-feira (03) em Patos de Minas o compositor Anair de Castro Tolentino mais conhecido como Jack. No encontro, o compositor foi apresentado para os violeiros que ainda não o conheciam e aproveitaram para cantar e tocar os maiores sucessos compostos pelo artista.
O encontro aconteceu no Salão Paroquial da Igreja dos Capuchinhos e contou com a presença de 20 violeiros da orquestra. De acordo com o Tenente Primo, a vinda do compositor enalteceu ainda mais o ânimo da orquestra: “Ele nos visitou em um momento bastante legal para nós. Ficamos muito felizes de compartilhar experiências além de uma boa prosa e muita moda de viola”.
Anair de Castro Tolentino compôs mais de mil canções. Algumas delas são sucesso até hoje na boca das novas gerações da música brasileira como “Caminheiro” e “Menina da Aldeia”. O compositor, que nasceu em Patos de Minas, começou a compor com 14 anos de idade, ainda quando morava na Capital do Milho.
Suas canções foram gravadas e regravadas por grandes nomes do sertanejo como Sérgio Reis, Chitãozinho e Xororó, Liu e Léo, Milionário e José Rico, Crystian e Ralf entre outros. As músicas de Jack também foram executadas por artistas do sertanejo atual como Jorge e Mateus, Michel Teló, Eduardo Costa, João Neto e Frederico, Bruna Viola e Gusttavo Lima.

Comentário mais curtido:
Cadê a secretaria de Cultura pra valorizar isso?
Por quê a fenamilho e a prefeitura não mostram isso? Que vergonha dessa secretaria de Cultura de patos envolvida só com concurso do tira-gosto do buteco do copo mais sujo. Patos tá mal de Cultura!
João Carlos
04/07/2021 09:47Bom dia, quando morava em Hortolândia eu tinha uma banca de revista e sempre o Jack ia lá e a gente conversava muito sobre musicas, ele falava de suas composições e dos pedidos que duplas faziam pra ele de alguma letra. Grande Pessoa, na época ele tinha me falado que o Jango que formava dupla com ele, tinha abandonado a carreira e virado pastor. Alguém tem o contato dele? agora estou morando em Fernandópolis SP
Lara
25/12/2020 19:02Bem assim. Estava ouvindo com meu marido a música Caminheiro e ao pesquisar sobre autoria, acabei chegando aqui. Infelizmente se instalou no "sistema" um trem ruim que chamam de cultura, mas que de cultura nada tem! A doutrinação esquerdista entrou tão profunda, que até nos livros didáticos da escola pública, não se fala em Machado de Assis, mas tá cheio de Gilberto Gil, Caetano e sua turpe. Nojo!
Luiz Ângelo martini
02/11/2020 08:07Gosto da boa música sertaneja de raiz e Camioneiro é tudo que nos alegrou . Trouxe de volta em forma de melodia, a nossa vida nos tempos que passei qdo criança, nas roças e cafezal no norte do Paraná. Valeu!
juarez
01/11/2020 14:25Parabéns aos verdadeiros artistas
Sérgio Reis
01/11/2020 14:25Ter música gravada por uma dupla tão desafinada como Jorge e Matheus não é mérito. É humilhação.
PADRÃO ZE OSTAKI
01/11/2020 14:25Essa secretaria de Cultura no governo Pedro Lucas e agora no Ze Ostaki não fez nada pra cidade. O cidadão que ocupa o cargo de secretário não tem o preparo técnico e a formação necessária para lidar com os verdadeiros valores culturais da cidade de Patos, que são riquíssimos. É o tal do afilhado político. Mudou o governo e o cara conseguiu ficar no cargo porque tem padrinhos. O prefeito precisa urgentemente tomar providência com relação a essa secretaria de Cultura porque do jeito que está a população de patos está mal servida demais. Prefeito, arrume essa secretaria de Cultura nas mãos de pessoas que gostam e valorizam as manifestações regionais e locais genuínas!
Ariano Suassuna
01/11/2020 14:25Esses aí são os verdadeiros artistas do país. Raíz pura. Povo aroeira. Bom de prosa. Humilde. Inteligentes. Diferente desses sertanejos que andam tocando nos rádios às custas do jabaculê. Tocam porque pagam.
Joaquim Fubá
01/11/2020 14:25Aquela porcaria ainda é feita com dinheiro público. Enfumaça o mocambo todo e adjacências com os charutão de maconha e tudo mais.
Emerson
01/11/2020 14:25Tita, realmente é uma grande tristeza que as raízes da cultura estejam se dissipando a cada dia.
Ferreira
01/11/2020 14:24Nossa eu não sabia que o compositar desse Hino da musica sertaneja MENINA DA ALDEIA era natural de patos de minas. Esta musica me marcou muito. eu morava na minha cidade natal Formosa Go. com minha esposa [hoje falecida] e 3 filhos um dia estava eu e minha filha de 7 anos na Época na estação rodoviária ai a menina ouviu esta musica menina da aldeia tocando em uma discoteca ai ela fez com que eu compra-se o disco um LONG PLAY. pra ela isso a 38 anos atrás. nossa gostaria muito de conhecer pessoalmente este grande compositor..
Tita Preta
01/11/2020 14:24Patos de Minas é uma vergonha nacional em questão de valorização de Cultura e da memória da cidade. A cultura aqui morreu totalmente.
Zé Pikeno
01/11/2020 14:24Pra aparecer na Fenamilho, tem que ter empresário e pagar pra aparecer. Veja a grade é tire suas conclusões.
Trojan
01/11/2020 14:24Um grande compositor, infelizmente desconhecido pelos patenses, para Patos de minas cultura é aquele festival Mareco, Hoje em dia se for maconheiro de esquerda e artista medíocre é cultura. lamentável
Vilmar Antunes
01/11/2020 14:24É uma celebridade no mundo sertanejo caipira, este eterno compositor Jack. Faz tempo que eu desejaria tanto conhecê-lo, pena, que fiquei sabendo desse encontro aqui nesta matéria. Como uma pessoa comentou aqui, encontros como esse não tem valor, infelizmente, preferem publicar coisas banais, sem cultura, isso aí, é cultura de muita riqueza e o Jack, sabe tudo e mais um pouco de música sertaneja. Parabéns ao pessoal deste encontro, parabéns ao Jack e tomara que em outra oportunidade, eu possa conhecê-lo pessoalmente.
Xiiii!!!
01/11/2020 14:24Meu amigo concordo em dizer porque a Fenamilho nunca divulgou isso, eu particularmente gosto de música e toco violão desde meus 7 anos idade e nunca imaginei uma coisa dessa, fiquei orgulhoso, agora falar mal do festival de tira gosto é uma afronta, vc nao deve saber mas é o maior concurso na área gourmet no estado de Minas, isso só vem a acrescentar.
Cadê a secretaria de Cultura pra valorizar isso?
01/11/2020 14:24Por quê a fenamilho e a prefeitura não mostram isso? Que vergonha dessa secretaria de Cultura de patos envolvida só com concurso do tira-gosto do buteco do copo mais sujo. Patos tá mal de Cultura!
Vai na fé
01/11/2020 14:24Parabéns já ouvi falar dele morava perto da minha vó grande artista