Foram 26 horas de competição.

Praticantes de Airsoft de diferentes partes do país se reuniram neste final de semana para relembrar a Batalha de Montese e prestar homenagem aos praças brasileiros que tiveram participação decisiva na vitória dos países aliados na 2ª Guerra Mundial. Assim como na Batalha Real, o combate entre as duas equipes foi bastante longo.

A competição, chamada “Operação Zagaia”, reuniu praticantes de Airsoft dos Estados de Goiás, São Paulo e Minas Gerais, incluindo os três times de Patos de Minas Alphas Team, 1º Regimento de Infantaria Airsoft e Kings. Foram mais de 180 praticantes divididos em duas equipes. De um,  a Força Expedicionária Brasileira – FEB e do outro o Eixo da Alemanha de Hitler.

O cenário escolhido para a Batalha, foi a antiga Usina de Açúcar que existe entre os municípios de Patos de Minas e Lagoa Formosa e que está sendo transformada em um Hotel Fazenda. Escolhidos o terreno, os competidores, as armas e a estratégia, teve início a versão Airsoft da Batalha de Montese.

Foram 26 horas de competição. Exaustos, os representantes do Eixo acabaram se entregando, dando a vitória à Força Expedicionária Brasileira, assim como aconteceu em abril de 1945. Mas o objetivo aqui é outro, explica  Aguinaldo Roberto de Oliveira Filho, organizador da prova. Segundo ele, em uma competição como esta, todos saem ganhando.

O Airsoft foi criado na década de 70 no Japão, após a proibição do uso de armas de fogo, e vem se popularizando em todo o mundo. A competição usa armas com munições não letais e que também não machucam. Os competidores simulam batalhas e a atividade garante diversão e adrenalina.