O Comitê Municipal de Enfrentamento à Covid-19 definiu, em reunião nesta sexta-feira (23), que a cidade de Patos de Minas seguirá respeitando os protocolos próprios da Onda Amarela do Programa Minas Consciente, acompanhando a macrorregião Noroeste. A decisão foi tomada depois de a microrregião de Patos de Minas ter regredido para a Onda Vermelha na quinta-feira (22)

Segundo o Comitê, a opção por seguir na Onda Amarela se baseou na análise de números apresentados pela Vigilância Epidemiológica. “De fato, ocorreu aumento no número de vagas Covid-19 ocupadas, mas é sobretudo de leitos clínicos. Os dados mostram que não há crescimento significativo de casos graves e mortes e que o sistema de saúde mantém taxa de ocupação de 60 a 70%”, explicou o coordenador do comitê, Emerson Gontijo.

“Contudo, o cenário não deixa de exigir cuidados. Por isso faremos análise extraordinária na próxima terça-feira, para acompanhar com mais frequência a evolução do quadro epidemiológico”, complementa.

Durante a reunião, os integrantes insistiram na necessidade da conscientização das pessoas, que não podem relacionar a permanência na Onda Amarela com o esquecimento das medidas de segurança contra o vírus. “Mesmo com o avanço da vacinação, manter o uso do álcool gel e seguir os demais cuidados sanitários é essencial. Precisamos ser vigilantes para não termos a macrorregião também na onda vermelha e voltarmos a momentos muito difíceis da pandemia”, ressaltou Gontijo.

Nesta sexta-feira (23), a cidade registrou mais uma morte por Covid-19, chegando a 503 óbitos. Também foram divulgadas novas 52 infecções por coronavírus, passando de 16.040 para 16.092. O número de internações caiu pela primeira vez na semana.