Ao invés de três candidatas, o concurso de Rainha Nacional do Milho terá cinco candidatas.
Atualizada às 15h37 do dia 30 de abril de 2014.
O concurso de Rainha Nacional do Milho deste ano terá cinco candidatas e não três como foi anunciado anteriormente. As duas novas candidatas selecionadas foram apresentadas na manhã desta terça-feira (29) no auditório do Memorial do Milho no Parque de Exposições. A mudança foi provocada por um erro na classificação das candidatas durante a seletiva e que foi corrigido durante uma nova análise.

Inicialmente 16 candidatas se inscreveram para participar do concurso. Elas passaram pela Escola de Rainhas e foram avaliadas por um corpo de jurados que deu notas de 6 a 10 para beleza, simpatia, elegância, postura e comunicação. A contagem dos votos foi feita de forma automática por um programa de computador e as três primeiras colocadas foram anunciadas como candidatas ao título de Rainha Nacional do Milho, porém ao invés de o programa classificar por nota, continuou elegendo as candidatas por ordem alfabética, causando o problema.

Antes da assinatura do termo de compromisso com os pais das candidatas, no entanto, a Comissão do Concurso de Rainha tem o costume de fazer a recontagem dos votos e foi aí que se descobriu um equívoco. De acordo com Lilian Santos, presidente da comissão, o problema foi levado a todas as pessoas envolvidas no concurso que tomaram uma decisão em conjunto.

Ao invés de mudar as candidatas a comissão preferiu aumentar o número de participantes. Desta forma, as estudantes Káren Laryssa Silva e Nathália Aparecida Soares Silva foram convidadas para fazer parte do concurso. Assim, ao invés de três candidatas, o concurso de Rainha Nacional do Milho terá cinco candidatas.

A estudante Káren Laryssa Silva tem 17 anos e é aluna do 3º ano do Colégio Tiradentes. Ela elogiou a transparência da Comissão Organizadora do Concurso e se mostrou feliz por fazer parte do concurso. “Eu vou dar o meu melhor e conto com o apoio de todos”, concluiu.

Nathália Aparecida Soares Silva tem 18 anos e faz o curso de enfermagem na Faculdade Patos de Minas – FPM. “Apesar do equívoco eu estou muito feliz com a transparência da comissão e agora eu vou correr atrás do meu sonho”, disse a candidata.

Káren e Nathália se juntam a Bruna Carolina Brandão Silva, Camila Alves Moreira e Jhennifer Rayane Rodrigues Silva. Segundo Adelson Lima a eleição será feita por telefone. O formato será definido com a operadora ainda esta semana. Cada candidata terá um número e cada pessoa poderá ligar uma única vez.

A solenidade de coroação da Rainha Nacional do Milho vai acontecer na praça da avenida Getúlio Vargas no dia 24 de maio, aniversário de Patos de Minas.

Veja a nota de esclarecimento:

"O Sindicato dos Produtores Rurais de Patos de Minas, juntamente com a Comissão Organizadora do Concurso da Rainha Nacional do Milho, vem esclarecer:

Como é de hábito da comissão organizadora, objetivando transparência e clareza no Concurso, foi feita a recontagem dos votos da apuração realizada na noite de 16 de abril, no evento da escolha das três candidatas concorrentes ao titulo de Rainha Nacional do Milho 2014, onde ficou constatado que os votos de todos os jurados estavam computados de forma correta e sem apresentar qualquer divergência.

Porém, com exceção da candidata Bruna Carolina Brandão Silva que, além de ser a primeira em ordem alfabética, passou na primeira e segunda fase com a maior pontuação, foi detectado um erro na ordenação das outras sete pré-candidatas na planilha de apuração denominada “Classificação Final”. Ali, verificou-se pela reanálise que a candidata Camila Alves Moreira recebeu a pontuação destinada à candidata Nathália Aparecida Soares Silva e que a candidata Jhennifer Rayane Rodrigues Silva recebeu a pontuação destinada à candidata Káren Laryssa Silva.

Diante do ocorrido, o Sindicato dos Produtores Rurais de Patos de Minas decidiu em consenso com a Comissão Organizadora do Concurso da Rainha Nacional do Milho, manter Camila Alves Moreira e Jhennifer Rayane Rodrigues Silva anunciadas solenemente na noite da seleção juntamente com Bruna Carolina Brandão Silva como candidatas da edição do Concurso em 2014, levando em consideração que ambas já haviam sido nomeadas como tais e começado suas campanhas. As outras duas que passaram em segundo e terceiro lugar de pontuação, Nathália Aparecida Soares Silva e Káren Laryssa Silva foram convidadas para ingressarem no concurso, que agora, passará de três para cinco candidatas ao Título de Rainha Nacional do Milho 2014.

Agradecemos a compreensão.

Atenciosamente;"

COMISSÃO APURADORA DO CONCURSO:

Procurador Geral do Município e Assessor Jurídico do Sindicato, Dr. Damião Borges da Silveira;

Promotor de Justiça Comarca Patos de Minas, Dr. Jacques Souto Ferreira;

Procuradora Federal da Advocacia Geral da União da Seccional de Dourados de Mato Grosso do Sul, Dra. Danila Alves dos Santos.

COMISSÃO ORGANIZADORA DO CONCURSO:

Lilian Alves dos Santos

Amélia Djanira Santana Miranda

Marialda de Amorim Coury Martins

Thiago Lima Campos

Vera Lúcia Mendonça de Resende

Autor: Maurício Rocha