A regressão da microrregião de Patos de Minas para a onda vermelha do Plano Minas Consciente não vai interferir no funcionamento do comércio neste final de semana em que se comemora o Dia das Mães. As lojas da região central e também dos centros comerciais nos bairros poderão funcionar até mais tarde.

O Sindicato do Comércio Varejista de Patos de Minas – SINDCOMÉRCIO – sugeriu inclusive que os lojistas permaneçam abertos até mais tarde. A sugestão é que o comércio funcione até as 20h nesta sexta-feira (07) e de 9h às 16h no sábado (08). Alguns setores poderão abrir também no domingo, como o de flores. O Orquidário Flores do Lagoa, que está fazendo um drive thru de orquídeas, vai funcionar no domingo 7h30 às 17h. Desta forma, os consumidores terão mais tempo para o comprar o presente do Dia das Mães.

As empresas que aderirem ao este horário de funcionamento estendido, no entanto, devem observar a limitação de jornada semanal e negociar com o trabalhador a escala de revezamento e ou a compensação de banco de horas, conforme clausula 24 da Convenção Coletiva de Trabalho vigente.

O Dia das Mães é uma das datas mais importantes para o comércio patense. Diante das medidas de isolamento e das perdas acumuladas no período em que as lojas foram obrigadas a fechar as portas, a data é uma esperança para o setor recuperar parte do prejuízo.