Do começo difícil nos fundos de uma garagem a uma rede de agências presentes em sete cidades da região. O Sicoob Credicopa está completando 30 anos com motivos de sobra para comemorar. Na manhã desta quarta-feira (22), acooperativa de crédito realizou uma homenagem em reconhecimento às pessoas que criaram e que contribuíram com o desenvolvimento do Sicoob Credicopa.

Os criadores da cooperativa, primeiros cooperados e funcionários foram homenageados. Lizandro de Queiroz Bicalho, o fundador do Siccob Credicopa foi um dos homenageados. Ele contou que a ideia nasceu de uma reportagem que leu em um jornal da capital. Ao ver a reportagem da criação de uma cooperativa de crédito, ele percebeu que era disso que os empresários patenses precisavam, em uma época que não havia crédito disponível e que a inflação passava de 80% ao mês.


O empresário Antônio Carlos Tim Tim está entre os primeiros cooperados e também foi homenageado nesta manhã. Ele disse que na época, o Sicoob Credicopa era tão pequeno que, ao invés de banco, os cooperados brincavam que estavam investindo em um tamborete. Hoje, o Sicoob Credicopa tem mais de 16.500 cooperados e ativos que somam mais de R$ 1,5 bilhão.


A Cooperativa de crédito nasceu de forma relâmpago, em pouco mais de dois meses já estava funcionando, e nunca deu prejuízo. José Altamir foi o primeiro contador da Sicoob Credicopa e está lá até hoje. Ele percorreu diferentes cargos para ajudar no desenvolvimento do negócio e hoje, como um dos diretores, também recebeu a homenagem.

O presidente do Sicoob Credicopa, Ronaldo Siqueira, disse que esta é uma forma de reconhecer as pessoas que contribuíram com a criação e desenvolvimento da cooperativa que tem contribuído de forma importante para o desenvolvimento de Patos de Minas e da região.