Os alunos fizeram faixas e cartazes em comemoração ao Dia da Consciência Negra.

O Dia da Consciência Negra é comemorado em 20 de novembro, mas em Patos de Minas estudantes e professores da Escola Estadual Zama Maciel, Escola Adelaide Maciel e Escola Estadual Marcolino de Barros decidiram antecipar a data, que este ano caiu em um domingo. Nesta manhã, eles fizeram uma caminhada pelo centro da cidade.

A ação foi coordenada pelo professor de história, Omar Gonçalves. Depois de conscientizar os estudantes sobre a contribuição da cultura africana para a formação do povo brasileiro, o educador levou os alunos para uma passeata pelo centro de Patos de Minas para conscientizar também a população.

As tradições do povo africano, trazidas pelos escravos, tiveram contribuição importante e influenciaram na formação política, na religião, nas artes e estão presentes também na cultura do povo brasileiro. O Dia da Consciência Negra é também para demonstrar respeito à cultura afro-brasileira.

O Dia da Consciência Negra foi instituído por lei aprovada em 2003 e sancionada em 2011. Embora a lei não obrigue a decretação de feriado, muitas cidades brasileiras param neste dia para celebrar a data que homenageia o Zumbi, um escravo que foi líder do Quilombo dos Palmares e morreu em 20 de Novembro de 1695.

Autor: Maurício Rocha