O promotor de Justiça, Cleber Couto, coordenador do Gaeco de Patos de Minas, o comandante da 10ª Região da Polícia Militar de Patos de Minas, coronel André Coli e o chefe do 10° Departamento da Polícia Civil de Patos de Minas, Jean Pierre Batista Neves apresentam balanço parcial da Operação Caterva em entrevista coletiva a impressa. A Operação conjunta foi realizada na manhã desta quarta-feira (06) para o cumprimento de mais de 320 mandados de prisão e de busca e apreensão na região.

Segundo o Promotor de Justiça, Cleber Couto, as investigações tiveram início há cerca de um ano a partir de suspeitas de envolvimento de policiais penais com a entrada de drogas e celulares em unidades prisionais. No curso dos trabalhos, o Ministério Público identificou a existência de 13 grupos criminosos que atuavam na região, principalmente na cidade de Monte Carmelo. Cerca de 130 pessoas foram denunciadas e determinado o sequestro de 70 veículos, além de dezenas de outras medidas cautelares patrimoniais, como bloqueio de valores em contas bancárias e indisponibilidade de imóveis.

A partir da denúncia do Ministério Público, a Justiça expediu 156 mandados de prisão e 172 de busca e apreensão que foram cumpridos nesta manhã nas cidades de Monte Carmelo, Patos de Minas, Patrocínio, Uberlândia, Uberaba, Ribeirão das Neves, Paracatu, Coromandel, Abadia dos Dourados, Prata, Várzea da Palma, Abaeté e no Presídio de Monte Carmelo I, Penitenciária de Patrocínio I, Penitenciária de Carmo do Paranaíba I, Presídio de Presidente Olegário I, Presídio de Uberlândia I e Penitenciária de Governador Valadares I.


Segundo o comandante da 10ª Região da Polícia Militar coronel André Coli, a Operação contou com a participação de 343 servidores, incluindo funcionários do Ministério Público e policiais militares, civis e penais, além de 102 viaturas e um helicóptero. Até o final da manhã desta quarta-feira (06), a Operação já tinha 105 pessoas presas. Além disso, segundo o delegado Jean Pierre, a Polícia Civil está realizando 13 flagrantes, o que pode elevar o número de presos para 118 pessoas.


A Operação também resultou na apreensão de 26kg de maconha, 3 kg de cocaína, 29 kg de Skank, 191 comprimidos de ecstasy, 3 computadores, veículos e R$ 16.039,00 em dinheiro. O promotor de justiça, Cleber Couto disse que esta é apenas a primeira fase da operação e que as investigações terão continuidade para desarticular por completo os 13 grupos criminosos que atuam na região.