A Casa da Mulher foi inaugurada na manhã desta sexta-feira (8), data em que é celebrado o Dia Internacional das Mulheres. Quatro novos serviços foram acrescentados aos que já eram oferecidos pelo Centro de Referência da Mulher.

A cerimônia de inauguração começou com um café da manhã especial, logo após foram prestadas homenagens para mulheres por meio de falas de autoridades do Executivo e Legislativo de Patos de Minas, da Deputada Estadual Lud Falcão e encerrando com fala de Serafina Mundim Vieira, professora e artesã de 104 anos.

“É realizador, para mim é muito satisfatório poder celebrar o dia das mulheres com uma política pública que está sendo inaugurada. ”, celebrou o prefeito Luís Eduardo Falcão logo após ser descerrada a placa de inauguração.

Serviços oferecidos na Casa da Mulher

O espaço integra serviços da rede de proteção, visando ao atendimento completo e humanizado das vítimas de violência doméstica. Além de atendimento social, psicológico, orientação jurídica e oferta de oficinas de arteterapia, atividades que já eram realizadas pelo Centro de Referência da Mulher, no local serão oferecidas quatro novos serviços:

-Registro de boletim de ocorrência (exceto em casos de violência física com corpo de delito e/ou casos graves): serviço realizado por meio da Delegacia Virtual.

-Cadastro Único: inclusão ou atualização do CadÚnico de mulheres atendidas pela Casa da Mulher (que estejam de acordo com os critérios do cadastro) para viabilizar o acesso a programas, serviços e benefícios socioassistenciais.

-PROMAM 5.0: atendimento para oferta de serviços da política pública de trabalho e renda (para mulheres acompanhadas pela Casa da Mulher).

-Selo Empresa Amiga da Mulher: certificação de empresas que contribuem com ações e projetos de promoção e defesa dos direitos das mulheres, especialmente no que tange ao combate à violência doméstica.

A Casa da Mulher fica na rua Cinco de Maio, 129, 2º andar, Bairro Antônio Caixeta. O funcionamento será de segunda a sexta-feira das 7h às 18h.