A 6ª Edição da Feira dos Jovens Empreendedores contou com a participação de alunos de 30 escolas. ( Foto: Arquivo Patos Hoje )

Acontecerá no próximo dia 26, sábado, a 7ª Feira do Jovem Empreendedor. O evento será realizado na Praça do Coreto, localizada na Avenida Getúlio Vargas, de 9h00 até as 13h00. A Feira do Jovem Empreendedor é promovida pela Prefeitura de Patos de Minas, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e a Superintendência Regional de Ensino, e conta com a parceria do Centro Universitário de Patos de Minas (Unipam) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

O Projeto Jovens Empreendedores incentiva o desenvolvimento de práticas, habilidades e comportamentos empreendedores nos alunos do ensino fundamental da rede municipal de ensino. Este é o segundo ano em que também as escolas estaduais participam do projeto, alcançando, assim, estudantes do ensino médio. Os professores de toda a rede são capacitados com cursos ofertados pelo Sebrae como Canvas, JEPP, Despertar e outros, e levam o conhecimento empreendedor para as suas aulas.

Desde o ano de 2013 esse projeto é desenvolvido em Patos de Minas e já capacitou mais de 230 professores e aproximadamente 7.000 adolescentes no município. O projeto evidencia também as várias possibilidades de inserção do aluno no mercado de trabalho, seja como um empregado com valores agregados ou como patrão que planeja um futuro inovador diante de uma empresa, em ambas as situações buscando novas aprendizagens, autoconhecimento e espírito de coletividade.

A culminância do Projeto Jovens Empreendedores de 2019 é a 7ª Feira do Jovem Empreendedor, que ocorrerá em 26 de outubro de 2019. A feira é uma oportunidade para os alunos mostrarem seus trabalhos, colocarem em prática as habilidades empreendedoras aprendidas, comercializarem os produtos e trabalharem com o manuseio do dinheiro, considerando que o lucro obtido é dividido igualmente entre todos os colaboradores da empresa: os próprios alunos.

Assim como nas edições anteriores, a Feira do Jovem Empreendedor traz uma diversidade de projetos envolvendo a culinária regional e inovadora, trabalhos com reciclagem para conscientizar sobre a importância de reaproveitar o lixo, bem como a robótica, mostrando que é possível inovar com a computação.

Fonte: Ascom Prefeitura Municipal de Patos de Minas