A Dengue também mata! Boletim divulgado nessa terça-feira (14) pela assessoria de comunicação da Prefeitura mostra que Patos de Minas registrou o primeiro óbito em decorrência da doença em 2023. A cidade enfrenta uma epidemia e já teve quase 1.500 notificações de Dengue neste início de ano.

A primeira morte causada pela doença em 2023 é de um idoso de 90 anos que apresentou sintomas sugestivos e teste positivo para a doença. O caso foi investigado e comunicado à Superintendência Regional de Saúde de Patos de Minas e à Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais. Segundo a família, o paciente estava com sintomas desde o início do mês de fevereiro. O óbito ocorreu no dia 27 do mês passado.

A Prefeitura de Patos de Minas, através do Programa Municipal de Combate à Dengue, tem feito um esforço para conter o mosquito transmissor. Além de mutirões para a eliminação de criadouros, os agentes de endemias também têm percorrido pontos críticos de infestação e realizado a aplicação do chamado fumacê.

O problema é que, segundo a Prefeitura, cerca de 80% dos criadouros do Aedes Aegypti estão no interior das residências e, por tanto, dependem da colaboração dos moradores. Vasos de plantas, bebedouros de animais e reservatórios de água descobertos estão entre os principais focos do mosquito transmissor. A Prefeitura conta com a colaboração da população.