Os diretores do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais, SINTRASP, e a comissão formada pela Administração Municipal para negociar o reajuste do funcionalismo se reuniram pela primeira vez na tarde dessa segunda-feira (22). O encontro durou mais de duas horas, mas mesmo depois de muita conversa, os dois lados não conseguiram chegar a um acordo.

O SINTRASP reivindica um reajuste de 9,6% nos salários, 50% de reajuste no vale alimentação e a renegociação das perdas dos últimos anos que, segundo o presidente do Sindicato, Paulo Augusto Correa, chegam a 22%. Eles querem que este percentual seja negociado, para que as perdas sejam repostas gradativamente.

A proposta apresentada pela administração municipal, no entanto, ficou muito abaixo disso. O secretário de administração, José Eustáquio Rodrigues Alves, ofereceu um reajuste de 4,51% referente à inflação do período e aumento de cerca de 10% no vale alimentação, também referente à inflação do período em que o benefício foi criado até agora.

A direção do SINTRASP quer que a prefeitura melhore a proposta. Uma nova reunião deverá ser realizada na tarde desta terça-feira (23) para tentar um acordo. Na quarta-feira (24), o Sindicato deverá realizar uma assembleia com os servidores para votar a proposta apresentada pela Administração Municipal.

As duas partes devem agilizar as negociações já que este é um ano eleitoral e existe prazo para conceder benefícios desta natureza. Até o dia 06 de abril o Projeto de Lei concedendo o reajuste tem que estar pronto e aprovado pelos vereadores. Por isso, a expectativa é de que as duas partes cheguem a um acordo ainda esta semana.

Para os servidores do Estado, os percentuais de reajuste já estão definidos. O Governador Aécio Neves anunciou na manhã dessa segunda-feira (22), um reajuste de 10% para 121 categorias e elevou o piso salarial dos professores para R$ 935,00. Para os policiais civis e militares, bombeiros e agentes penitenciários o aumento será de 15%.