A Santa Casa de Misericórdia foi inaugurada na manhã deste sábado (07) em Patos de Minas. A solenidade contou com a presença do Governador de Minas Gerais, Romeu Zema, do Prefeito Luís Eduardo Falcão, do Secretário Estadual de Saúde, Fábio Bacheretti entre outras autoridades. A Santa Casa de Misericórdia nasceu de uma parceria entre a Prefeitura Municipal, a Fepam e a Associação Beneficente Dr. Paulo Borges.
A Santa Casa de Misericórdia já começa a funcionar nessa próxima terça-feira (10). De acordo com o Prefeito Luís Eduardo, a unidade irá atender Patos de Minas e outros 33 municípios de toda a região. Segundo ele, a saúde de Patos de Minas terá um grande avanço com o início dos trabalhos na Santa Casa. Lembram do suspense que o chefe do executivo fez no início da semana? Então, era a inauguração do local.
O Governador Romeu Zema esteve na cerimônia e disse que o estado irá contribuir com quase R$11 milhões em equipamentos para a Santa Casa. Ele disse ainda que hospitais públicos são melhores quando geridos por organizações sociais. O Governador ressaltou o crescimento da cidade e, em relação a vacinação da Covid-19, ele disse que Minas Gerais está avançando e que está otimista com o trabalho do prefeito em Patos de Minas.
A Secretária Municipal de Saúde, Ana Carolina Magalhães Caixeta, disse que a Santa Casa já está com profissionais qualificados e prontos para receberem os primeiros pacientes fora da ala Covid-19. Segundo ela, serão 22 leitos em um primeiro momento, sendo 10 UTIs e 12 clínicos. Ela explicou também que está bastante otimista com o avanço da saúde em Patos de Minas. O Secretário Estadual de Saúde, Fábio Bacheretti, falou sobre o dinheiro investido na Santa Casa pelo estado. Segundo ele, serão R$10.750,00 milhões em equipamentos que serão enviados para a unidade por meio de um convênio.
O Presidente da Santa Casa e da Associação Beneficente Dr. Paulo Borges, Marcos Antônio Nasser de Carvalho, enalteceu a parceria entre a associação e a Fepam, entidade mantenedora do Centro Universitário de Patos de Minas. Segundo ele, o sonho da Santa Casa em Patos de Minas só foi possível graças a junção de esforços tanto das entidades quanto do poder público municipal. Paulo Vinícius Piva Hartmann, presidente da Fepam disse que além de um passo gigante para o avanço da saúde de Patos de Minas, a Santa Casa também servirá para o futuro de estudantes da área da saúde do Unipam.
Segundo ele, projetos de pesquisa e extensão poderão ser desenvolvidos pelos alunos no local. A Santa Casa de Misericórdia ainda irá receber uma ampliação de mais andares e em breve receberá mais leitos.
Comentário mais curtido:
Pedro Cunha
A lei orgânica da saúde, lei 8080/90, assegura a participação da filantropia e da iniciativa privada como ações complementares ao SUS. O MS, preconiza para cada 1000 habitantes 3 leitos do SUS. Neste sentido Patos deveria ter 450 leitos. Se contarmos 100 do HRAD, e 100 da Santa Casa, ainda precisamos de 250 leitos públicos de saúde. A necessidade está escancarada. Precisamos de um HOSPITAL MUNICIPAL. Se a prefeitura disponibilizar um terreno e um projeto, não faltará recursos federais e estaduais para construir e equipar. Para manter, contamos com o pagamento que o MS faz através de pagamento de Autorização de Internação Hospitalar AIH. Portanto fez o procedimento recebeu, se não fizer, não fatura, não recebe.
Cearense
09/08/2021 10:51Eu fico imaginando uma coisa como podectrr contratação de gente que já são concursados isso aí é treta pura tenho dó da sociedade que está acreditando nisso tudo para começar até às contratações já é uma farsa imagina o resto e a senhora Vani tem que segurar o taco bem firme porque se perder essa tetinha não acho outra para mamar não aqui em Patos não é outra cuidado os contratos puxa saco dela e de outros aproveitam um ano e meio passa voando aí a tetinha de vcs vai parar sabe onde né na rua mas vamos esperar para ver até onde vai a teta de vcs
Puxa puxa
08/08/2021 14:25A maioria dos empresários de Patos se uniram para eleger um Prefeito e conseguiram. Porém, muitos já estão deixando o barco, pois viram que o favorecimento ainda continua e não tem vaga para todos. Prefeitura virou extensão da faculdade, faculdade essa gerida pelo amigo do Prefeito. O poder, a soberba subiu pela cabeça, mas nada é para sempre. Ano que vem tem eleição, mudando o Governador, a mamata da faculdade já acaba, pois muda toda a gestão. Mudando toda a gestão, os os puxa-sacos tudo rodam, Aí vão atrás do Prefeito, que não vai ter onde colocar este povo. Então aproveitem, vocês tem um ano e meio de mamata até a mudança começar.
Lamentável
08/08/2021 10:52Eu sinceramente não entendo como empresários de renome se sujeitam a isso, se envolverem em algo de cunho "político". Literalmente, só favorecem um lado, e não condiz com o objetivo da Santa Casa, queria favor todos, independentemente de ideologias políticas, crenças e o que seja.. Tudo virou politicagem, tudo virou favorecimento a um grupo. Não me venham com papo de MUDANÇA, DE NOVA POLÍTICA, DE ACEITA QUE DÓI MENOS etc... é simplesmente VERGONHOSO! E serão cobrados, como todos os outros foram... aproveitem a SOBERBA, a contagem regressiva para a verdadeira mudança já começou.
Neh
08/08/2021 13:48O mais intrigante, é que para você entrar em uma empresa dos grandes empresários, você tem que ter no mínimo uma pós-graduação, tem que ter experiência, tem que falar inglês, tem que dominar o Excel e etc.. mas na Santa Casa, o único requisito é ser puxa saco do Prefeito. Assim é a política Mudança, onde o pobre mais uma vez se lascou, pois os bons profissionais estão nas empresas dos grandes empresários.
Zé Pikeno
08/08/2021 13:20Infelizmente a maioria dos empresários da cidade estão ligados à política. Se não é de um lado, é do outro.
pagador de imposto
08/08/2021 11:06Politica e os políticos são todos iguais, só muda os nomes e as cores. O resultado final sempre é o mesmo, favorecimento ao grupo. Ou você faz parte do sistema ou você sobra. Fazendo parte do sistema, você tem que escolher o seu lado, e se você for do lado de quem estar com o PODER, aproveite seus quatro de anos de mamata, pois daqui 3 anos e meio vão rodar. Empresários se envolvendo nessa maracutaia, algum motivo tem. Da mesma forma que alugaram um prédio no centro para abrigar a Secretaria de Saúde. Favorecimento a um empresário, empresário este que faz parte do grupo.
dom casmurro
08/08/2021 09:34a Santa Casa não possui ligação com a pro saúde e que o Presidente é o Marcos Nasser.
Dom João
08/08/2021 08:02Mais uma vez os políticos da nova/velha política fazendo politicagem. O percursor de tudo, Dom João Bosco, mais uma vez não foi lembrado. Mas não se esqueçam, graças ao idealista Dom João Bosco, que em outubro do ano passado apresentou o projeto da Santa Casa. Eu fico pasmo com a cara lavada dos políticos levando os créditos de tudo.
Observador
09/08/2021 11:08Paulo mota faz parte do conselho da Santa Casa
Areado
08/08/2021 10:58Paulo Mota tbm ficou chupando dedo, Nakao e cia... A política não reconhece o legado de ninguém, são unicamente egoístas... TODOS ELES !!!
Sincero
07/08/2021 21:19As "autoridades" oportunistas todas presentes kkkkkkkkkk
Vem brilho
07/08/2021 20:51Esse povo pode não ter nada haver com a prefeitura mas contratou somente os queridinho qm tá no campanha e qm trabalhar na upa povo sem vergonha 😵😵
Observador
08/08/2021 12:59Sugere aí que deveria ser contratado ,acho que ainda falta algumas vagas para serem preenchidas .Ajuda aí com indicações .
sem brilho
08/08/2021 09:35ta desenformado hen? teve muitos contratados até de outra cidade que nao tinha ligação nenhuma com a prefeitura e direçao do hc
Atacante.
07/08/2021 20:34Você recalcado que não foi contratado da próxima vez pense bem em reclamar de seus superiores no ambiente hospitalar, ai quem sabe oportunidades viram. foram contratados excelentes profissionais e gabaritadíssimos com vasta experiência nas áreas. para de chorar e segue sua vida, porque VOCE NAO ESTA CONTRATADO! ELES SIM.
Coronel.
07/08/2021 20:31Caro leitor. a Santa Casa de Misericórdia e um INSTITUIÇÃO PARTICULAR SEM FINS LUCRATIVOS. contratando seus funcionários em regime CLT ou seja: NÃO A NECESSIDADE DE PROCESSO SELETIVO. a prefeitura não tem jurisdição na contratação dos empregados. por tanto e ENFIM somente foi contratado colaboradores que preenchiam o perfil da empresa. obrigado. de nada.
Simões
08/08/2021 14:16Realmente não necessitava fazer processo seletivo, mas já que divulgaram, deveriam ter no mínimo ÉTICA, o que não ouve. Mas TODOS sabem, que só chamaram os puxa-sacos. Vieram gente de outra cidade como veio o Direitor irmão da Vereadora, para conquistar apoio. Nada é por acaso, NADA. Tudo tem algo para favorecer. Mas se você acha que o sistema vai mudar, não vai. Você escolhe seu lado e torce para que este lado ganhe.
Zé Pikeno
08/08/2021 13:19Então por que fizeram processo seletivo?
Breno
07/08/2021 18:32Nem foi inaugurado e já tinha virado cabide de empregos para o Unipam. Posso citar vários exemplos disso. Um deles foi o caso da demissão em massa dos farmacêuticos e dos técnicos em farmácia apenas para que a professorinha do Unipam que vai coordenar a farmácia hospitalar coloque seus ex-alunos queridinhos. Todos, sem exceção, sem experiência na área. É uma falta de ética e profissionalismo gritante.
Observador
07/08/2021 21:19É difícil ,se não tem povo reclama ,aí quando consegue desdenham ,se vai para outra cidade metem pau .Difícil agradar povo 🤦♂️🤦♂️🤦♂️🤦♂️
Coronel
07/08/2021 20:30Caro leitor. a Santa Casa de Misericórdia e um INSTITUIÇÃO PARTICULAR SEM FINS LUCRATIVOS. contratando seus funcionários em regime CLT ou seja: NÃO A NECESSIDADE DE PROCESSO SELETIVO. a prefeitura não tem jurisdição na contratação dos empregados. por tanto e ENFIM somente foi contratado colaboradores que preenchiam o perfil da empresa. obrigado. de nada.
É assim que funciona
07/08/2021 20:09Breno, Compartilho da sua opinião.Infelizmente é o que mais acontece.Favorecimento,troca de favores,abusos descarados.Estranho seria se NÃO fosse assim... honestidade passa longe.
Fabi
07/08/2021 17:07Parabéns, sr.prefeito! Cada dia, uma conquista para a população patense.
Só vejo !
07/08/2021 17:07NÃO ME CONTRATOU, NA PRÓXIMA ELEIÇÃO NÃO VOTO EM VCS .
PUXA SACOS.
07/08/2021 17:06Sacanagem ,não contrataram quem se inscreveu para as vagas,contrataram só parentes e amigos de fulanos e ciclanos. TNC..
coronel
07/08/2021 20:30Caro leitor. a Santa Casa de Misericórdia e um INSTITUIÇÃO PARTICULAR SEM FINS LUCRATIVOS. contratando seus funcionários em regime CLT ou seja: NÃO A NECESSIDADE DE PROCESSO SELETIVO. a prefeitura não tem jurisdição na contratação dos empregados. por tanto e ENFIM somente foi contratado colaboradores que preenchiam o perfil da empresa. obrigado. de nada.
Privatizem
07/08/2021 18:30Qdo privatizarem o Regional, deixará de ser Regional, será "familial "!
Aragão
07/08/2021 16:11Muito bom ter um hospital para atender a população mais carente e patos precisa muito más patos precisava mesmo era de um hospital para a população de patos não para região vai ficar igual o hospital regional os patense vai ficar com muita dificuldade de ser atendido isso é os políticos querendo pegar mais votos não é brincadeira 🤔🤔
Maria
09/08/2021 08:32O sus é sistema universal de saúde, não tem como colocar uma catraca a entrada e permitir apenas pacientes moradores de patos…alem disso a cidade é sede da região de saúde…poderia ser hospital municipal, hospital regional, santa casa…tem é que ter leito pra todo mundo, ampliar logo
Observando
07/08/2021 16:06Tomara que funcione bem a Santa Casa, más começou muito mal, o processo seletivo de servidores não levou em conta o peso do currículo e sim os Qi, puxaçaquismo, isso é público deveria instalar uma auditoria no processo de seleção dos contratados
Coronel
07/08/2021 20:30Caro leitor. a Santa Casa de Misericórdia e uma INSTITUIÇÃO PARTICULAR SEM FINS LUCRATIVOS. contratando seus funcionários em regime CLT ou seja: NÃO A NECESSIDADE DE PROCESSO SELETIVO. a prefeitura não tem jurisdição na contratação dos empregados. por tanto e ENFIM somente foi contratado colaboradores que preenchiam o perfil da empresa. obrigado. de nada.
Desinformado
07/08/2021 14:39E a Supram? Foi inaugurada ou foi só uma pegadinha?
Cissa
07/08/2021 13:49Passando mel da boca do povo pra privatizar o hospital Regional.
Honesta
07/08/2021 14:07Já passou da hora de privatizar o regional, profissionais mal educados, cheio de regalias, palanque político. Passou da horaaaa, o povo não entende os benefícios que irão ter a população.
O mais lindo
07/08/2021 14:06Leia sobre o que é pretendido fazer no Regional, para somente depois comentar. Quem disse que pretendem privatizar o hospital? Fica ativa!
Pedro Cunha
07/08/2021 12:31A lei orgânica da saúde, lei 8080/90, assegura a participação da filantropia e da iniciativa privada como ações complementares ao SUS. O MS, preconiza para cada 1000 habitantes 3 leitos do SUS. Neste sentido Patos deveria ter 450 leitos. Se contarmos 100 do HRAD, e 100 da Santa Casa, ainda precisamos de 250 leitos públicos de saúde. A necessidade está escancarada. Precisamos de um HOSPITAL MUNICIPAL. Se a prefeitura disponibilizar um terreno e um projeto, não faltará recursos federais e estaduais para construir e equipar. Para manter, contamos com o pagamento que o MS faz através de pagamento de Autorização de Internação Hospitalar AIH. Portanto fez o procedimento recebeu, se não fizer, não fatura, não recebe.
Maurício
09/08/2021 08:37Calma, Pedro. Entendo que você é o presidente do sindicato, mas tem que ter mais bom senso. Comemore e reconheça uma conquista de cada vez. A Santa Casa terá 147 leitos até o início do ano que vem e tem planos de continuar ampliando. Ela está sendo inaugurada no lugar de um hospital municipal, pois é muito mais eficiente, atendimento muito melhor.
Ágora entendi
07/08/2021 14:33Será que quebraram o São Lucas para ser arrematado pelo grupo Zema?
Fake news
07/08/2021 14:28Há boatos que Hospital São Lucas está sendo sondado por uma rede de hipermercados...!!!???