A Polícia Civil de Minas Gerais, através da Delegacia de Polícia de Rio Paranaíba, com apoio das Delegacias de Polícia Civil de Carmo do Paranaíba e São Gotardo, em ação conjunta com a Polícia Militar e utilizando os cães de faro da ROCCA/Patos de Minas, deflagrou nessa quinta-feira (20) em cidade de Rio Paranaíba a Segunda Fase da Operação Olho Vivo. O objetivo é desmantelar a rede de fornecimento de entorpecentes na cidade.

De acordo com informações da Polícia Civil, foram cumpridos 3 mandados de busca e apreensão em endereços residenciais e 2 mandados em bares de Rio Paranaíba. Grande parte dos levantamentos de inteligência se deu pela utilização do sistema de olho vivo em operação na cidade, daí o nome da referida operação.

O Delegado Felipe Augusto Miranda Façanha explicou que a ação é um desdobramento da Operação Olho Vivo, fase 1, que foi deflagrada em 12 de março de 2021. O trabalho contou com a participação de mais de vinte policiais entre civis e militares, onze viaturas, e dois cães de faro. Foram apreendidos diversos materiais relacionados ao tráfico de drogas, entre eles aparelhos celulares e outros objetos comumente utilizados para embalar drogas. Os cães farejadores encontraram uma porção de maconha em uma das residências vistoriadas.

Segundo o delegado, no total, mais de 15 pessoas já foram ouvidas pela Polícia Civil. “Essa é mais uma das diversas ações programadas para o combate da criminalidade no município de Rio Paranaíba e região”, ressaltou.

O Delegado de Polícia, Felipe Façanha, responsável pelas investigações, destacou a importância da celeridade nas apurações em crimes desta natureza, combinado com a união de informações entre os órgãos de segurança pública da comarca, para a determinação de autoria e consequente responsabilização precisa de envolvidos nas empreitadas criminosas.

O policial relembrou que há um ano, em 20 de maio de 2020, a Polícia Civil deflagrou a operação K9, com apoio de cães farejadores da ROCCA/Patos de Minas e desde então a Polícia Civil e Militar tem agido de forma coordenada e integrada para o combate ao tráfico de drogas e demais crimes na cidade de Rio Paranaíba e região, utilizando cães farejadores e o apoio do sistema Olho Vivo da cidade de Rio Paranaíba.

Por fim, a Polícia Civil de Minas Gerais reiterou seu compromisso com a repressão da prática de crimes, informando que não mede esforços no combate à criminalidade, contando sempre com a participação da população através do disque denúncia unificado 181 ou através do telefone 3855-1550, para um resultado mais rápido e eficaz das ações.