Após 2 anos suspensa devido à pandemia, a Olimpíada Estudantil Patense está de volta. A abertura oficial aconteceu na noite desta sexta-feira (29) no Ginásio do Patos Tênis Clube. Alunos de 20 escolas disputarão diversas modalidades até o dia 08 de maio. Autoridades, diretores escolares, familiares e estudantes participaram do evento.

O Secretário Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Ivan Rosa, destacou o retorno do evento que teve que ser suspenso devido à pandemia e ressaltou a importância do esporte na vida das pessoas. “São estudantes de 20 escolas do nosso município dando o melhor de si para superar o adversário e o mais importante se divertir muito”, destacou.

Para começar a cerimônia, uma a uma as delegações foram chamadas para se apresentarem para o público. Com a quadra poliesportiva repleta, foi exibido o Hino Nacional Brasileiro. Houve ainda o juramento e o acendimento da pira olímpica. A solenidade encantou os estudantes, uma novidade para muitos que devem disputar os jogos pela 1ª vez.

Dentre as escolas participantes, por exemplo, há apenas uma escola do meio rural. Os alunos da E.M. José Paulo de Amorim, no distrito de Pindaíbas, ficaram bastante felizes em fazer parte da festa. Diante do grande público, eles destacaram a emoção de estar fazendo parte da Olimpíada que geralmente fica restrito a estudantes da cidade. Eles se prepararam e esperam fazer bonito dentro e fora das quadras.

A Secretária Municipal de Educação, Sônia Maria da Silveira, o vereador João Marra, representando o presidente da Câmara Municipal, o Secretário de Cultura e Esporte, Ivan Rosa, e a vice-prefeita, Sandra Gomes, que foi quem declarou aberta a olimpíada, discursaram para os atletas ressaltando a importância do esporte na vida das pessoas.

A OEP acontece com disputas em oito modalidades: futsal, handebol, vôlei, basquete, natação, judô, atletismo e xadrez. Escolas públicas, estaduais e municipais, e particulares disputarão as medalhas.