Teve início, na manhã deste domingo (09), a tradicional Campanha de Folia de Reis realizada pelo Dispensário São Vicente de Paulo em Patos de Minas. Como em todos os anos, os mais de 60 ternos de folias percorrem as casas dos devotos dos três Reis Santos levando uma palavra de carinho, amor, fé e esperança em forma de música. Além isso, as folias contam muito com a solidariedade, uma vez que os recursos arrecadados são utilizados no cuidados aos idosos internos na Vila Padre Alaor.

A tradição das Folias de Reis veio de Portugal e é mantida com muito fervor em Patos de Minas e em toda Minas Gerais. São cerca de 1.600 ternos em todo o Estado. A visita de casa em casa, a cantoria, lembram a peregrinação de Gaspar, Baltazar e Belchior para anunciar o nascimento de Jesus. De acordo com o Coordenador da Primeira Folia de Reis existente na região Patos de Minas, Severino Raimundo, é uma alegria e uma honra muito grande fazer parte desse movimento tão grandioso que são as Folias de Reis.

Desde 1958, a Campanha de Folias de Reis também arrecada fundos para o Dispensário São Vicente de Paulo. Já houve ano em que o valor doado pelas Folias de Reis superou R$ 1 milhão. Esse dinheiro é bastante aguardado e mantem o funcionamento da Vila Vicentina que cuida de dezenas de idosos carentes. De cordo com o presidente da Vila Padre Alaor, José Ribeiro, as Folias de Reis são extremamente importantes para a região. Segundo ele, é uma cultura que não pode deixar de existir.

A partir de agora, as Folias de Reis passam a percorrendo a cidade, visitante as casas dos devotos, levando fé e devoção, distribuindo fartura e recolhendo os donativos para a Vila Vicentina. A Campanha de Folias de Reis acontece durante quase todo o primeiro semestre do ano.