Grupo Tupam (Foto: Arquivo Patos Hoje).

O Centro Universitário de Patos de Minas divulgou na manhã desta sexta-feira (03) a lista dos grupos selecionados para o VI Festival Nacional de Teatro e a II Mostra Internacional de Teatro. As apresentações vão acontecer no mês de outubro, em local ainda ser definido, uma vez que o Teatro Municipal continua em reforma. Todas as apresentações são gratuitas.

Este ano, o Festival Nacional de Teatro recebeu inscrição de 64 espetáculos. Após avaliação minuciosa, a curadoria do Festival selecionou 15 peças de diferentes regiões do país, como Rio Janeiro, São Paulo, Pernambuco, Paraíba, Santa Catarina e Minas Gerais. Também foram selecionados dois grupos internacionais, um da Argentina e outro de Cuba.

“Com tantos grupos inscritos, nos tivemos condições de selecionar espetáculos maravilhosos”, explicou Consuelo Nepomuceno, coordenadora do Festival. Esta será também a segunda vez que o Festival Nacional de Teatro recebe grupos oriundos de países latino-americanos, o que segundo ela enriquece as possibilidades de intercâmbio cultural e a necessidade de difundir diversas linguagens.

Uma das novidades desta 6ª edição é que, além das experiências artísticas universitárias, o Festival abre espaço para que grupos, companhias ou escolas de teatro (profissional ou amador) também pudessem participar e mostrar novas estéticas da criação teatral nas mais diversas regiões do Brasil. Além disso, haverá uma Mostra Local de Teatro, que dará oportunidade para que grupos e artistas locais apresentem seus espetáculos e mostrem seus talentos.

O Festival Nacional de Teatro e a Mostra Internacional de Teatro acontecerão de 09 a 14 de outubro, sendo divididos em três momentos: a Mostra Local, Mostra Competitiva e Mostra Internacional. Todas as apresentações são gratuitas e algumas vão acontecer nas praças da avenida Getúlio Vargas.

Veja a lista dos grupos selecionados:

MOSTRA COMPETITIVA:

- A Cerimônia – Coletivo Impossível/UFMG – Belo Horizonte/MG;

- Caravela da Ilusão – Espaço Núcleo – Limeira/SP;

- Francisca, Uma Casa Enlutada – Trupe Investigativa Arroto Cênico – Rio de Janeiro/RJ;

- Nabila – Carranca Coletivo – Rio de Janeiro/RJ;

- Nempalavras, nemcoisas (um rio) – Parientes do Mar – Uberlândia (UFU) e Buenos Aires;

- O Barqueiro – O Barqueiro Produções – Uberaba/MG;

- O Espelho da Lua – Tropa do Balacobaco – Arcoverde/PE;

- O longo caminho que vai de zero a ene – Cia do Alto – Rio de Janeiro/RJ

- Os Negros - Coletivo Impossível/UFMG – Belo Horizonte/MG;

- Pauliceia Desvairada – Teatro Brancaleone e Teatro Didático da UNESP – São Paulo/SP;

- Resquício – La Luna Cia. de Teatro – Florianópolis/SC

- Terra: A história de João Boa Morte, cabra marcado para morrer – Ícaros do Vale Companhia

de Teatro – Araçuaí/MG

- Violetas – Cia Violetas de Teatro – João Pessoa/PB

MOSTRA INTERNACIONAL

- Um payaso em busca de la risa – Tony Fratello – Mar del Plata/Buenos Aires/Argentina

- De Paris um Caballero – Teatro de Caballero – Havana/Cuba