A procura por empréstimos nos bancos oficiais aumentou esta semana, após o anuncio de uma forte redução nos juros. O Banco do Brasil foi o primeiro a adotar a medida ao lançar o BOMPRATODOS. O Programa reduz os spreads, aumenta a oferta de crédito, estimula o uso consciente do dinheiro e ainda atrai novos clientes.

O programa que já está sendo praticada nas agências do Banco do Brasil de Patos de Minas beneficia as pessoas físicas, micro e pequenas empresas e os produtores rurais. Os financiamentos para veículos tiveram queda de 19% alcançando uma taxa de juros a partir de 0,99% ao mês. Para a aquisição de bens e serviços de consumo a queda foi ainda maior, chegando a 45%.

Houve redução de taxas de juros também para aposentados e pensionistas do INSS. Para os beneficiários do INSS, as taxas do crédito consignado caíram para 0,85% a, no máximo, 1,80% ao mês. Para os clientes do Banco do Brasil que utilizam o crédito rotativo, a taxa média que era de 12,25% ao mês caiu para 3% ao mês.

As micro e pequenas empresas também foram beneficiadas com redução dos juros. A taxa média das principais linhas de capital de giro foi reduzida em 15%. Com a medida, os empresários podem agora financiar seu capital de giro com taxa de juros a partir de 0,96% ao mês. Já os valores das vendas a prazo com cheques pré-datados, duplicatas e cartões de crédito poderão ser antecipados com encargos a partir de 1,26% ao mês.

Com essas medidas, o BB espera aumentar a satisfação de seus clientes, aumentando a competitividade e ampliando sua liderança no mercado, explica o gerente do BB de Patos de Minas, Antônio Carlos Abrantes Vaz.

Autor: Maurício Rocha