A baixa nos bancos de sangue é bastante preocupante neste período do ano. A pandemia de Covid-19, eventos de fim e começo de ano, o período chuvoso e a nova onda de Influenza contribuíram radicalmente para a baixa no número de doadores. Pensando nisso, a Rede Coop de Patos de Minas decidiu antecipar a campanha Voluntário Sangue Bom. A ação já começa hoje e os primeiros doadores irão ganhar brindes.

De acordo com o coordenador da Rede Coop Patos de Minas, Ronaldo Siqueira Santos, a campanha ressalta a importância da intercooperação, um dos princípios do Cooperativismo. “As ações são realizadas de acordo com a demanda da nossa comunidade. Ao ver a divulgação do Hemoninas com a carência de sangue, de imediato a equipe técnica da Rede Coop Patos de Minas se uniu para realizar a campanha e nesse momento em que é preciso elevar o estoque de sangue, as cooperativas mobilizam colaboradores e cooperados para a doação”.


Segundo o Coordenador do Hemocentro, Alfredo Dixini, doar sangue é simples, rápido e seguro para quem doa. Para quem recebe, o gesto vale muito. Uma única doação pode ajudar até quatro pessoas. Em uma única doação são coletados no máximo 450 mililitros de sangue. Segundo Alfredo, os estoques estão em baixa e é preciso que as pessoas se unam para que não falte sangue às pessoas que precisam.


Ele ainda reforçou que para ser um doador de sangue, a pessoa precisa estar com boa saúde, ser maior de 16 anos e não ter feito tatuagens ou piercings recentes. A doação precisa ser agendada no Hemocentro. Confira as cooperativas que fazem parte da campanha:

Consórcio Central Grupo Cooperativo – CCGC, Cemil, Coopatos, Cooperal, Cooperpluma, Fecoagro Leiteminas, Frigopatos, Sicoob Credicopa, Sicoob Credipatos, Sicredi, Suinco, Unicred e Unimed Patos de Minas.